Governo do Ceará homenageia Mombaça, São Gonçalo do Amarante e Moraújo

27 de novembro de 2016 - 11:00

Três municípios cearenses aniversariam neste domingo (27). Mombaça completa 165 anos, São Gonçalo do Amarante, 148 anos, e Moraújo, 59 anos. Dentro de um projeto de valorização dos municípios, o Governo do Ceará preparou uma homenagem.

A 296 km de Fortaleza, na região do Sertão de Senador Pompeu, localiza-se Mombaça. O município é formado pelos distritos de Açudinho dos Costas, Boa Vista, Cacimbas, Cangati, Carnaúbas, Catolé, Cipó, Manoel Correia, Mombaça (distrito-sede), Morada Nova, Nova União e São Vicente. Sua principal fonte de renda é a agricultura, com destaque também para a apicultura (criação de abelhas), que nos últimos anos vem alcançando elevados índices de extração do mel, chegando a ser exportado para diversos países da Europa. Mombaça obteve uma população de 42.690 habitantes, no último censo do IBGE (2010). Seus limites municipais são Pedra Branca, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Acopiara, Arneiroz e Tauá.

São Gonçalo do Amarante situa-se na Região Metropolitana de Fortaleza, a 55 km da Capital. O município abriga um dos maiores portos do Brasil, o Porto do Pecém, situado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Isso faz com quem várias empresas procurem se instalar no município, como a CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém e a Usina Termelétrica do Pecém II. No CIPP também está instalada a ZPE Ceará. Desse setor é que se baseia principalmente a economia de São Gonçalo, mas que também tem uma parcela representada pelo turismo, com destaque para Praia da Taíba. É constituído de 7 distritos além da sede: Pecém, Taíba, Siupé, Umarituba, Croatá, Serrote e Cágado. O município faz limite com Paraipaba, Paracuru, Caucaia, Pentecoste, São Luís do Curu, Trairi e com o Oceano Atlântico. O número de habitantes apontado no último censo do IBGE (2010) foi de 43.890.

Moraújo é um município da região Noroeste do Ceará, a 287 km da Capital. Com 8.070 habitantes registrados no censo IBGE/2010, o município apresenta hoje uma movimentação da economia decorrente do comércio local. Alcântaras, Coreaú, Granja, Massapê, Meruoca, Senador Sá, Tianguá e Uruoca são os municípios que fazem limite com Moraújo.

O Governo do Ceará produziu vídeos com os hinos e com imagens características dos municípios. No projeto, todos os municípios aniversariantes devem receber o seu vídeo, para que sejam exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

A todos os cidadãos de Mombaça, São Gonçalo do Amarante e Moraújo os nossos parabéns!

27.11.2016

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898