#Tamojunto: Quixeramobim conclui atividades nesta terça (29)

28 de novembro de 2016 - 18:21

Programa desperta habilidades dos adolescentes e proporciona conhecimentos sobre prevenção às drogas

 

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas coordena, nesta terça-feira (29), o encerramento do programa de prevenção às drogas #Tamojunto em 2016 no município de Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará. A programação será realizada nas Escolas de Ensino Fundamental (EEFs) Doutor Joaquim Fernandes, Dona Luíza Távora e Coronel Virgílio Távora, com a participação de estudantes e do corpo docente.

O #Tamojunto chegou às escolas de Quixeramobim por iniciativa da SPD. Para a efetivação do programa, a pasta contou com a parceria da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e com o apoio da Prefeitura Municipal por meio das secretarias de Saúde e Educação. Um total de 169 adolescentes na faixa etária de 13 a 14 anos, distribuídos em cinco turmas, foram contemplados este ano.

Nos momentos de encerramento do #Tamojunto, a SPD será representada pela gestora estadual do programa, Leidiane Oliveira. Também estarão presentes a formadora federal, Kátia Lacerda; representantes da direção e corpo docente das escolas favorecidas e multiplicadores da ação preventiva.

Voltado para adolescentes entre 13 e 14 anos de idade, o #Tamojunto objetiva despertar habilidades e recursos específicos para que os jovens possam lidar com as influências sociais à sua volta, adquirindo conhecimentos sobre drogas. Ao todo, são 12 aulas sobre habilidades sociais e as consequências do uso de drogas, com abordagem dos efeitos estéticos e financeiros, os riscos sociais, o papel da mídia e das estratégias de marketing na dinâmica das drogas, com estímulo ao pensamento crítico.

Natália Alexandre é coordenadora do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / Juventude do Futuro (JF) da SPD. Ela explica que #Tamojunto chegou a 20 municípios cearenses em 2016, alcançando 32 escolas e beneficiando 1.467 estudantes.

28.11.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara