Albert Sabin inicia primeira turma de especialização em urgências e emergências

29 de novembro de 2016 - 15:00

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) iniciou nesta segunda-feira (28) o primeiro Curso de Especialização em Urgências e Emergências Pediátricas. Para marcar o início do curso, profissionais do hospital receberam a nova turma em um encontro durante a manhã para apresentar o Albert Sabin e as propostas da nova capacitação. O objetivo é preparar profissionais da saúde para um atendimento humanizado e eficiente de crianças e adolescentes. O curso ocorre em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e é o primeiro do Estado a dedicar-se exclusivamente a emergências e urgências pediátricas.

De acordo com a médica pediatra Viena Ximenes, coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa do Albert Sabin, a nova especialização terá 360 horas de aulas práticas e teóricas em 13 meses de funcionamento. “Serão 108 horas de aulas teóricas e 168 de práticas (incluindo plantões), mais 84 horas de tutoria. O curso oferece um tutor para cada grupo de até oito estudantes”, explicou Viena para turma de 60 profissionais que iniciavam o curso.

Além do Centro de Estudos e Pesquisa do Hias, esteve presente na abertura das aulas a ex-diretora do hospital e atual diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Anamaria Cavalcante e Silva. “Essa é uma experiência única. Nosso objetivo é termos crianças bem assistidas e nesse sentido, a especialização faz com que o profissional tenha mais segurança, mais confiança”, ressaltou Anamaria.

A ex-diretora do Albert Sabin afirmou ainda que esta é uma oportunidade para os profissionais de aprenderem com a experiência do Hias. “Estamos no melhor lugar para essa prática, para esse curso. O Hias tem toda uma ação humanística especial. Mas não dá para ser o Albert Sabin o único hospital a receber emergências com crianças, então vamos aproveitar essa chance”, destacou Anamaria durante palestra.

A importância da capacitação também foi destacada pela atual diretora geral do Albert Sabin, a pediatra Marfisa de Melo Portela. “É preciso se preparar, e a vivência é o melhor nesse sentido”, disse. A gestora ressaltou ainda estar feliz com a parceria e deu boas vindas aos profissionais.

29.11.2016

Fotos: Assessoria de Comunicação do Hias

Assessora de Comunicação do Hospital Infantil Albert Sabin
Diana Vasconcelos
(85) 3256-1574
imprensa@hias.ce.gov.br
t: albertsabince
f: albertsabince

Expediente imprensa 23nov 2016-01