Famílias Fortes: novo grupo de Caucaia conclui atividades

29 de novembro de 2016 - 19:16

Ação reduz fatores de risco ao uso e abuso de drogas e fortalece os vínculos familiares e comunitários

 

Oito famílias residentes no Conjunto Nova Metrópole, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), tiveram uma manhã festiva nesta terça-feira (29). Elas participaram do encerramento do programa federal de prevenção às drogas Famílias Fortes (PFF). A ação foi desenvolvida na comunidade por iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

A programação foi realizada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras)/Nova Metrópole e constou da roda de conversa com depoimentos de membros das famílias beneficiadas pelo PFF, entrega de certificados de participação e momento de confraternização, com entrega de lembranças. A SPD foi representada pelas gestoras estaduais do PFF, Lívia Holanda e Gabriella Lôbo. Também estiveram presentes ao evento a multiplicadora Fernanda Viana e facilitadoras do programa.

Este ano, famílias de 20 municípios cearenses estão sendo favorecidas com o PFF. Em Caucaia, o programa alcançou cinco grupos com média de 10 famílias cada um. Quatro grupos caucauenses já tiveram as atividades concluídas. O programa constitui-se num ciclo de sete encontros semanais conduzidos por profissional de assistência social, saúde e educação, envolvendo pais, responsáveis, crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade.

A cada encontro, primeiramente separados e posteriormente em grupos, pais e filhos abordam temas da vida em família, como amor, limites, comportamentos, proteção contra o abuso de substâncias e outros. O PFF também inclui sessões de acompanhamento para monitoramento dos resultados e reforço dos valores apreendidos.

Com a efetivação do PFF, a SPD busca reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de drogas e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Dentre os benefícios alcançados, estão a redução da agressividade, do isolamento social e do uso e abuso de substâncias psicoativas, a promoção da interação entre pais e filhos e a melhoria do rendimento escolar de crianças e jovens.

Atualmente, a SPD está presente em 25 municípios cearenses, através do Sistema integrado de Prevenção (SIP), que engloba cinco programas de prevenção às drogas. São eles: Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes, desenvolvidos em parceria com a Senad e Ministério da Saúde; Juventude em Ação e Fortalecendo Minha Comunidade.

29.11.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Expediente imprensa 23nov 2016-01