Governador aciona sistema adutor do Maranguapinho nesta terça-feira (29)

29 de novembro de 2016 - 11:30

Obra está dentro do Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza e atenderá uma população de quase 104 mil pessoas em Maranguape e distritos

O governador Camilo Santana aciona nesta terça-feira (29), às 9h, o bombeamento do Sistema Adutor da Barragem do Maranguapinho. Trata-se de mais uma ação do Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza, apresentado no último mês de julho.  A intervenção adicionará 200 litros por segundo ao sistema, destinados à cidade de Maranguape e aos distritos de Sapupara e Amanari. No total, quase 104 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com as águas do reservatório.

Além de 3,8 km de adutora de 400 mm, foi construída uma Estação de Bombeamento no local (na parede do reservatório, entre os municípios de Maranguape e Maracanaú). No total, foram investidos R$ 3,8 milhões pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). As obras de aproveitamento do açude Maranguapinho consistem na construção de uma estação de bombeamento junto à barragem com vazão de 700 m3/h, e posterior recalque das águas mediante uma linha adutora com pouco mais de 3,8 km de extensão até o injetamento na adutora existente do Sistema Gavião – Maranguape, na rodovia CE 350. As águas terão como destino a estação de bombeamento já existente em Maranguape, seguindo para a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, na qual será tratada e, posteriormente, distribuída pela Cagece para os sistemas de Maranguape, Sapupara e Amanari

O MARANGUAPINHO

O açude Maranguapinho tem capacidade de acumulação de 9,35 milhões de metros cúbicos e atualmente acumula 7,9 milhões de metros cúbicos (84,4% da sua capacidade de reservação). As obras da Barragem do Maranguapinho foram concluídas em 2013 e, no ano de 2015, a Cogerh passou a monitorar o açude já na perspectiva de um possível aproveitamento para o incremento da oferta hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza. Construído com o objetivo principal de controle de cheias, o Maraguapinho deveria ser esvaziado ao final da quadra chuvosa. Contudo, com os prognósticos apontando para mais um ano de seca em 2016, decidiu-se, ainda em 2015, manter o açude cheio, o que proporciona agora o seu aproveitamento.

O Sistema Maranguapinho é uma ação que tem como objetivo ofertar uma vazão da ordem de 200 litros por segundo, possibilitando a transferência da captação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Maranguape do açude Gavião para o açude Maranguapinho, beneficiando uma população estimada de 103.981 habitantes compreendendo 16 localidades dos SAAs de Maranguape, Sapupara e Amanari. O Sistema Adutor do Maranguapinho deverá operar até 21 horas/dia, evitando o horário de ponta no fornecimento da energia elétrica.

Medidas emergenciais do Plano de Segurança Hídrica

1 – Reforço no combate às perdas;

2 – Perfuração de poços em prédios públicos e áreas de abastecimento crítico;

3 – Perfuração de Poços no Pecém;

4 – Aproveitamento do Sistema Hídrico do Cauípe;

5 – Aproveitamento do açude Maranguapinho;

6 – Sistema de reúso da lavagem dos filtros da ETA Gavião;

7 – Implantação dos sistemas de captação pressurizada no Gavião;

8 – Uma adutora de água tratada para reforço do abastecimento de Aquiraz;

9 – Revisão da Tarifa de Contingência;

10 – Redução da oferta de água em 20% para as indústrias da RMF;

11 – Plano de comunicação, informando e ressaltando a conscientização.

28.11.2016