URCA sediará reunião regional da SBPC de 2 a 6 de maio de 2017

29 de novembro de 2016 - 18:49

A Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será sediada na Universidade Regional do Cariri (Urca), em Crato, de 2 a 6 de maio de 2017. Uma comitiva da sociedade está no Cariri, acompanhada pela Administração Superior da Urca, para definir os detalhes do evento, que terá a participação de cerca de quatro mil pessoas, de universidades de todo o Brasil.

Ontem pela manhã, foi realizada recepção aos integrantes da SBPC, entre eles a presidente, Helena Nader, que destacou o papel da sociedade e a sua contribuição para o desenvolvimento da ciência e os grandes debates nacionais, a exemplo da ditadura militar no Brasil aos momentos atuais, com manifestações públicas sobre às condições de mudanças no contexto educacional que vêm sendo debatidas.

O Reitor da Urca, professor Patrício Melo, destacou esse importante momento, que ele classifica de amadurecimento da pesquisa e inovação e ciência na Instituição. Hoje pela manhã, a equipe visitou os geossítios do Geopark Araripe como a Colina do Horto, Lira Nordestina e Centro de Cultura Popular Mestre Noza. À tarde, serão debatidas as parcerias com outras instituições de ensino superior.

Avaliação de espaços

A comitiva fez uma avaliação prévia dos espaços onde serão realizados os eventos ligados à reunião da SBPC, no campus do Pimenta da Urca. A estrutura disponível foi elogiada pela professora Helena Nader, presidente da SBPC. Ela ressaltou a alegria de poder conhecer a Urca e ver as condições propícias para a realização do evento, onde estarão presentes conferencistas de diversas universidades brasileiras e internacionais, para debater temas de grande relevância na atualidade.

O trabalho contou com o acompanhamento do reitor, que fez uma apresentação da Urca, o crescimento da Instituição nos últimos anos e os desafios a serem enfrentados. Além disso, foi realizada uma breve exposição do Geopark Araripe para os presentes. A presidente da SBPC ficou bastante empolgada com o crescimento da URCA em tão poucos anos, comparada as universidades antigas da Europa.

A professora Helena Nader ainda disse que as discussões em torno da escolha da Urca para sediar o evento vêm sendo trabalhadas desde o começo do ano, inclusive com reuniões já realizadas com o governador do Ceará, Camilo Santana, e o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Inácio Arruda, além do reitor Patrício Melo. Para ela, apoios fundamentais para que houvesse prosseguimento na avaliação da região como espaço para a reunião da SBPC.

Temáticas diversas

Temas como água, políticas públicas para a área, inovação, tecnologia, com os grandes estudiosos do Brasil, estarão sendo abordados, durante a reunião. Para isso, ela destaca a necessidade de contatar os pesquisadores para fechar a programação do evento, o quanto antes, e dar publicidade à reunião, que terá programação aberta e gratuita para o público, a não ser os minicursos, com inscrição num valor simbólico.

Para a organização do evento, será montada uma Comissão Científica com membros da SBPC, além de integrantes da Urca. A abertura está prevista para acontecer no dia 2, no Centro de Convenções do Cariri. A equipe da SBPC foi recepcionada pelos pró-reitores da Universidade, Allyson Pinheiro (Pós-Graduação e Pesquisa), Egberto Melo (Ensino de Graduação), o chefe de Gabinete, Professor Germane Pinto, além do Reitor, Patrício Melo, e o Vice-Reitor, Francisco do ‘O de Lima Júnior, a Professora e Pró-Reitora Adjunta da Extensão, Maria Isa Pinheiro, dentre outros representantes da Administração Superior da Universidade.

A escolha do local para a realização das reuniões é feita por meio das propostas apresentadas à diretoria e aprovadas pelo Conselho da SBPC. Os eventos acontecem principalmente em universidades ou institutos de pesquisa de qualquer parte do País. Sempre que possível, busca-se fazer um rodízio entre as regiões brasileiras, de modo que todas as questões de cunho nacional e regional, feitas à ciência, tecnologia, educação e cultura, possam ser contempladas nos debates que acontecem durante as reuniões.

A programação científica é composta por simpósios, conferências, encontros, sessões especiais, e sessões de pôsteres. Durante a reunião anual acontece eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e a SBPC Cultural, com apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura.

 

29.11.2016

Universidade Regional do Cariri  (URCA)
Núcleo de Comunicação
(88) 3102-1213 – 9 – 8812.5525 ramal 2617
Twitter: @URCA_noticias
Facebook: facebook.com/urca30anos
www.urca.br

Expediente imprensa 23nov 2016-01