Capacitação: STDS forma mais 351 jovens em Fortaleza

30 de novembro de 2016 - 21:12

“Trabalho nessa área já por conta própria e gosto de inovar. Os cursos são uma forma de reciclagem e agora vou querer investir na moda fitness para conquistar novos clientes”. A fala é de Ana Cristina Feitosa Xavier, 48 anos, aluna do Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS), do Conjunto Ceará. Cristina fez parte da turma de Corte e Costura e busca expandir seu negócio. Nesta quinta-feira, 1° de dezembro, ela será uma dos 351 concludentes dos cursos de capacitação profissional realizados nos sete CITS da capital. Desse total, 71 jovens foram qualificados em parceria com o Projeto Primeiro Passo, na linha de ação Bolsista.

Os certificados serão entregues aos formandos pelo titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino. “Capacitamos pessoas para que saiam prontas para encarar a dinâmica do mercado de trabalho, sobretudo neste final de ano, período de crescimento das oportunidades por conta das festividades que se aproximam”, aponta Josbertini. O CITS mantém, sob coordenação da STDS, unidades nos bairros Conjunto Ceará, Parque São José, São Bernardo, Lagamar, Jangurussu, José Walter e Mucuripe, onde foram realizados cursos de Corte e Costura, Maquiagem, Cabeleireiro, Operador de Turismo, Corte e Escova, Depilação, Manicure, Design de Sobrancelhas, Eletricista, Produção de Bijuterias, Jardinagem e Assistente Administrativo. Até outubro deste ano, 464 jovens já haviam sido capacitados nos CITS.

As unidades atendem à comunidade por meio de qualificação profissional para jovens e de oficinas com as famílias. São desenvolvidas ainda ações de geração de emprego e renda no entorno de cada Centro, fortalecendo a economia dos bairros. As unidades são conveniadas ao Sistema Nacional de Emprego (Sine/CE), facilitando o encaminhamento dos estudantes ao mercado de trabalho. Cada CITS possui auditório com estrutura para realização de videoconferências, laboratórios de eletromecânica e informática, salão de jogos educativos, biblioteca multimídia, salas de aula, de professores, de secretaria e coordenação, cantina, banheiros e almoxarifado.

Serviço:
Data: 1° de dezembro (quinta-feira)
Hora: 9 horas
Local: CITS Lagamar – Rua Monte Cristo, 191, Aerolândia

30.11.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Carlos Eugênio Saraiva – (85) 3101.2089/2099 ou 98878.8510
imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline