CGE realiza Encontro Estadual de Controle Interno

1 de dezembro de 2016 - 15:05

O evento acontece nesta sexta-feira (2), no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag)

A décima edição do Encontro Estadual de Controle Interno (X EECI), evento realizado pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), visa a despertar nos gestores públicos a importância da execução de atividades e funções do Controle Interno como forma de construir uma gestão efetiva e eficiente. O evento acontecerá nesta sexta-feira (2), das 8h às 17h, no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora. Na ocasião, a CGE prestará uma homenagem àqueles que durante o ano de 2016 contribuíram para o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual com a entrega da Medalha de Reconhecimento.

Com o tema “Controle Interno: responsabilidade de todos”, o encontro reunirá gestores do Estado, profissionais atuantes nas áreas de controle interno e externo e membros da Rede de Fomento ao Controle Social do Estado para compartilharem e debaterem temas voltados para o aperfeiçoamento e a modernização dos controle na administração. Na ocasião, o secretário da Fazenda do Estado do Ceará e um dos homenageados pela CGE, Mauro Filho, realizará a palestra magna ” Arrecadação e a Eficiência do Gasto em Tempos de Restrições Fiscais”.

Também estarão presentes no evento o assessor Especial de Controle Interno do Ministério da Fazenda, Eduardo Bessa; o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado do Ceará, Davi Barreto;  o controlador-Geral do Tribunal de Contas dos Municípios no Estado do Ceará, Luiz Mário Vieira; o chefe da Assessoria de Informações Estratégicas do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, José Alexsandre Fonseca da Silva; o gerente de Ambiente de Controle Interno do Banco do Nordeste, Bruno Pena; e o gerente Regional de Auditoria da Caixa Econômica Federal, Luiz Augusto Ferreira.

Lançamentos

Ainda durante a 10ª edição do Encontro, a CGE fará o lançamento do  Manual de Obras Públicas e Serviços de Engenharia: Recomendações Básicas para Contratos e Convênios no âmbito do Estado do Ceará, que tem como objetivo orientar os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual quanto aos procedimentos a serem adotados para a execução e fiscalização de obras e serviços de engenharia contratados com recursos públicos; e a Cartilha do Conselheiro Fiscal, publicação que traz orientações às atividades dos membros de Conselhos Fiscais que atuam nas organizações sociais do Estado do Ceará, contribuindo para uma atuação técnica consistente e padronizada.

Programação

8h – Credenciamento

08h30 – Abertura

9h – Painel de debate I: Gestão de Riscos e Controles Internos no Poder Executivo Federal

10h30 – Painel debate II: Controle Interno na Visão dos Auditores Externos – situação percebida e sugestões de melhorias

12h – Intervalo para almoço

14h – Palestra magna: Arrecadação e a eficiência do gasto em tempos de restrições fiscais

15h – Homenagem ao Dia do Auditor e a entrega da “Medalha de Reconhecimento pela Contribuição ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual”

15h30 – Lançamento de publicações

16h15 – Encerramento

Serviço

X Encontro Estadual de Controle Interno – Controle Interno: responsabilidade de todos

Data: 02 de dezembro de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG), no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora
Informações: (85) 3101-3474

01.12.2016

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (  flavia.salcedo@cge.ce.gov.br )
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação (  gessica.saraiva@cge.ce.gov.br )
Camila Lins – Assistente de Publicidade (  camila.lins@cge.ce.gov.br )
Twitter: @CGECeara
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Expediente imprensa 23nov 2016-01