Encontro debate fortalecimento da atenção à saúde bucal

1 de dezembro de 2016 - 19:02

Com uma Mostra de Prevenção ao Câncer de Cavidade Oral programada para esta sexta-feira (2) teve início na manhã de quinta-feira, 1º de dezembro, o III Encontro Estadual de Monitoramento e Avaliação em Saúde Bucal, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado e que durante os dois dias vai debater estratégias de fortalecimento da rede de atenção à saúde bucal e a importância do diagnóstico precoce do câncer de boca, com a participação dos coordenadores municipais de saúde bucal e representantes das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e dos serviços de odontologia hospitalar. Na sexta-feira, durante a Mostra, às 10 horas, os municípios apresentarão suas experiências na prevenção ao câncer de boca.

Com 1.648 equipes de saúde bucal implantadas, o Ceará garante à população acesso a cirurgiões-dentistas na atenção primária à saúde em todos os municípios, com cobertura de 57,44%. A atenção especializada é garantida pelos Centros de Especialidades Odontológicas. Em Fortaleza funcionam três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) estaduais – CEO Centro, CEO Rodolfo Teófilo e CEO Joaquim Távora, com gestão da Secretaria da Saúde do Estado. Nas regiões de saúde funcionam 22 CEOs regionais, com gestão dos consórcios públicos de saúde. Há ainda 65 CEOs sob gestão municipal. São 90 CEOs em 74 municípios do Estado. Entre 2014 e 2015, o total de procedimentos passou de 844.173 para 1.051.261 nos CEOs estaduais e regionais e de 593.060 para 452.878 nos CEOs municipais.

CEO Regional em Cascavel

O CEO Regional em Cascavel foi o primeiro serviço de odontologia do Brasil certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Após a visita de certificação, nos dias 6 e 7 de junho deste ano, a equipe de avaliadores do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) recomendou à ONA o reconhecimento do serviço como Acreditado, nível de certificação atribuído a instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Hoje já são acreditados pela ONA os CEOs regionais em Baturité e Juazeiro do Norte, no nível 1, e Limoeiro do Norte, nível 2.

No ano passado o Ceará confirmou o maior número de CEOs do tipo III certificados com “desempenho muito acima da média” no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ-CEO), do Ministério da Saúde. Em todo o país somente 15 CEOs tipo III conquistaram a melhor avaliação de desempenho, seis deles no Ceará – Acaraú, Baturité, Brejo Santo, Russas, Sobral e Ubajara. Outros seis CEOs regionais em Camocim, Caucaia, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e São Gonçalo do Amarante foram certificados com “desempenho acima da média”.

Presentes ao encontro, os coordenadores estaduais de saúde bucal da Paraíba e do Maranhão tiveram oportunidade de conhecer o CEO Regional em Caucaia. “Fiquei muito impressionado e entusiasmado”, reagiu o paraibano Marcílio Araújo. “É exemplo para o Brasil todo”, emendou. O maranhense Allan Patrício teve reação semelhante. “Fiquei muito grato de ter conhecido o CEO de Caucaia”, disse ele, acrescentando que a estrutura de atenção especializada em saúde bucal do Ceará é referência para a rede que o governo do Maranhão começa a implantar em 2017.

 

01.12.2016

Fotos: Assessoria de Comunicação da Sesa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Expediente imprensa 23nov 2016-01