#Tamojunto: SPD conclui monitoramento em Caucaia

1 de dezembro de 2016 - 16:35

Programa de prevenção às drogas beneficia jovens entre 13 e 14 anos de escolas municipais

 

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas sediou, na manhã desta quinta-feira (1º), a última reunião de monitoramento do programa de prevenção às drogas #Tamojunto em 2016 em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O objetivo foi o acompanhamento da efetivação da iniciativa preventiva no município.

O #Tamojunto chegou a estabelecimentos de ensino de Caucaia por iniciativa da SPD. Para o desenvolvimento do programa, a pasta contou com a parceria da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e com o apoio da Prefeitura Municipal por meio das secretarias de Saúde e Educação. Um total de 101 adolescentes, distribuídos em duas escolas previamente selecionadas, foram contemplados este ano no município.

O encontro na SPD contou com a presença da gestora estadual do programa, Leidiane Oliveira; e da formadora federal, Kátia Lacerda. Também estiveram presentes as multiplicadoras e articuladoras do #Tamojunto em Caucaia, Antônia Irani Andrade de Araújo, Fernanda Dicélia Viana Silva e Eneia Ribeiro de Queiroz. A expectativa é de que o programa seja concluído no município até o final deste mês.

Voltado para jovens entre 13 e 14 anos de idade, o #Tamojunto busca despertar habilidades e recursos específicos para que os adolescentes possam lidar com as influências sociais à sua volta, adquirindo conhecimentos sobre drogas. Ao todo, são 12 aulas sobre habilidades sociais e as consequências do uso de drogas, com abordagem dos efeitos estéticos e financeiros, os riscos sociais, o papel da mídia e das estratégias sutis de marketing na dinâmica das drogas, com estímulo ao pensamento crítico.

Sob a coordenação do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / Juventude do Futuro (JF) da SPD, o programa #Tamojunto chegou a 16 municípios cearenses em 2016, alcançando 32 escolas e beneficiando um total de 1.467 estudantes.

01.12.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Expediente imprensa 23nov 2016-01