Posse de novos policiais amplia de 11 para 23 delegacias 24h no Ceará em um ano

5 de dezembro de 2016 - 17:52

Mais 255 novos servidores foram nomeados e empossados na manhã desta segunda-feira (5) pelo governador Camilo Santana

 

161205 NOMEACAO POL CIVIL JW4638 webO Governo do Ceará encerrará 2016 com 23 Delegacias de Atendimento 24 horas em funcionamento, distribuídas por Capital, Região Metropolitana de Fortaleza e Interior. Em relação ao ano passado, o número de unidades mais que dobrou no Ceará. Este crescimento na estrutura de segurança pública estadual tem relação com o maior aporte de efetivo na Polícia Civil. Na manhã desta segunda-feira (5) 255 novos policiais (65 delegados, 105 escrivães e 85 inspetores) foram empossados pelo governador Camilo Santana. Na atual gestão, já tomaram posse 2.522 novos profissionais de segurança.

161205 NOMEACAO POL CIVIL CG3709 webDo início do ano até este mês de dezembro, o crescimento das delegacias no regime integral foi de duas (Juazeiro e Sobral) para 10 unidades no Interior, de seis para nove em Fortaleza e de três para quatro na Região Metropolitana. Um aumento de 11 para 23 equipamentos no Estado. Da última turma da Polícia Civil que tomou posse, haverá o envio de profissionais para delegacias 24 horas em Itapipoca, Russas, Brejo Santo e Canindé. A primeira turma contemplou delegacias 24 horas em Crato, Crateús, Iguatu e Quixadá. Além destas, 31 delegacias foram reabertas no Interior. 

161205 NOMEACAO POL CIVIL JW4923 webEm entrevista à imprensa no Centro de Eventos do Ceará, local da Cerimônia de Posse da Polícia Civil, o governador Camilo Santana destacou a relevância dos avanços na estrutura das Delegacias com Atendimento 24 horas no Interior, que contempla o Pacto Ceará Pacífico e o combate à violência em todas as localidades do Estado. “A nossa meta é que nenhum município do Estado do Ceará fique sem delegado ou com um delegado respondendo por mais de um município”, disse.

161205 NOMEACAO POL CIVIL JW5475 webSobre o mais recente aumento de profissionais da Polícia Civil, Camilo afirmou ser mais um passo cumprido do planejamento da sua gestão. “A área da segurança é uma das prioridades para a população cearense. Nós já havíamos apresentado a primeira turma e agora somamos a ela mais 255 (novos profissionais) e iremos chamar uma outra no próximo ano, completando mais de 750 profissionais da Polícia Civil, que é uma polícia extremamente importante, uma polícia judiciária e do enfrentamento na redução da violência”.

O avanço em estrutura também vem acompanhado de resultados, destaca a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. O Governo do Ceará fechará o segundo ano consecutivo com queda no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Ao longo dos 10 primeiros meses de 2016, o Estado apresentou redução de 15,6% no Ceará – 40,3% somente na Capital. Em dois anos, o número de mortes violentas caiu em 23% e mais de 50% em Fortaleza. Em novembro, também houve queda. Os dados atualizados ainda serão divulgados.

Em seu pronunciamento na posse dos novos delegados, escrivães e inspetores da Polícia Civil, o titular da SSPDS, secretário Delci Teixeira, ressaltou os investimentos no atual governo. “A Secretaria recebeu mais de R$ 1,4 bilhão em investimento nos últimos anos do governo Camilo Santana”, divulgou.

161205 NOMEACAO POL CIVIL JW4466 webPara o delegado geral da Polícia Civil, Andrade Junior, o Ceará passa por momento de evolução estrutural na segurança pública. O investimento e empenho para abertura de novas vagas, segundo o delegado, estão se mostrando cruciais para os avanços no setor. “Nunca houve um aporte de efetivo tão grande como está havendo na Polícia Civil. Nós acrescentamos hoje pelo menos 25% a mais no nosso efetivo, apesar dos últimos dois anos muito difíceis. Mas o Ceará tem se destacado nacionalmente quando se vê as medidas que estão sendo implementadas em comparação a outros estados”, disse.   

Sonho realizado

161205 NOMEACAO POL CIVIL JW4479 webA estudante Ana Padilha, de 29 anos, se dedicou nos últimos três anos exclusivamente à preparação para concursos. Até passou em alguns de lá para cá. Mas continuou a luta para conquistar a vaga naquele com o qual sonhava: o concurso para delegada da Polícia Civil. No ano passado, viu seu nome na lista de aprovados e, nesta segunda-feira, enfim tomou posse do seu principal objetivo profissional. “A ansiedade estava enorme por esse momento. Me preparei muito nos últimos anos para chegar até aqui. É a conquista de um sonho. E fico feliz de ver que o que era promessa de investimento do governo em segurança realmente se cumpriu”, celebrou.

161205 NOMEACAO POL CIVIL JW5493 webTrês anos, “ou um pouco mais do que isso”, foi também o tempo de preparação de Éverton José Pesse até ser empossado delegado da Polícia Civil neste início de dezembro. Acompanhado da esposa Patrícia Pesse, sua madrinha na cerimônia, ele se emocionou com a festa e destacou o caminho de luta de cada um dos aprovados. “Nós passamos por superação e agora vemos isso sendo reconhecido. O que torna mais especial ainda esse dia de vitória. De sonho realizado”.

Homenagem

Durante o discurso na posse dos novos profissionais, o governador Camilo Santana prestou homenagem à equipe da Divisão Anti Sequestro da Polícia Civil, responsáveis pelo resgate de duas crianças sequestradas em Fortaleza no último mês de outubro. Na ocasião, três homens e duas mulheres foram presos e as duas crianças resgatadas em uma casa de veraneio na Praia da Taíba.  

Camilo convocou o público presente a receber com salva de palmas toda a equipe envolvida no caso. “Nós temos uma das equipes antisequestros mais preparada do país”, elogiou antes de cumprimentar os homenageados.

05.12.2016

André Victor Rodrigues
Repórter/Célula de Reportagem

Fotos: Carlos Gibaja e José Wagner / Governo do Ceará

Expediente imprensa 05dez 2016-01