Jornada Integrada de Fonoaudiologia inicia nesta quarta-feira (7)

6 de dezembro de 2016 - 15:35

Em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo, 9 de dezembro, o Hospital Geral Dr. César Cals e o Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara, ambos da rede pública do Governo do Ceará, realizam a Jornada Integrada de Fonoaudiologia Hospitalar no período de 7 a 9 de dezembro, com início às 8 horas, nos três dias. O evento acontecerá em dois locais diferentes, sendo nos dois primeiros dias, no Waldemar Alcântara, e no dia 9, encerramento da jornada, no Hospital César Cals.

A jornada traz como debate a atuação do fonoaudiólogo no ambiente hospitalar nas diversas áreas, considerando o perfil de hospital geral de alta complexidade, como a neonatologia, preparação para cirurgias, atenção ao paciente crítico, teste da linguinha, cuidados paliativos, estimulação da linguagem do paciente no leito, prematuridade, desafios e conquistas e os novos rumos da fonoaudiologia.

No Hospital César Cals, o serviço de fonoaudiologia está presente em toda a unidade hospitalar, como também no setor ambulatorial, onde são realizados os testes da linguinha e pré-operatório da cirurgia bariátrica. Os fonoaudiólogos atendem na Unidade Neonatal, que engloba a UTI e o berçário de médio risco; nas alas da clínica médica e da clínica cirúrgica e fazem o teste da orelhinha. Em relação à cirurgia bariátrica, são eles os responsáveis para trabalhar principalmente a conscientização do ato da mastigação, para que ocorra de maneira adequada, o que vai contribuir também para o sucesso do procedimento.

Já no Hospital Waldemar Alcântara, a fonoaudiologia tem 11 profissionais, que atendem no hospital e no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). O atendimento está presente em todas as unidades do hospital, como eixos adulto e pediátrico, setor ambulatorial e UTI Neonatal, com os testes da linguinha e orelhinha. O trabalho é focado, principalmente, em minimizar os riscos de broncoaspiração e viabilizar o processo de retirada de sonda, acompanhando a transição para a alimentação via oral. O atendimento fonoaudiológico é indicado para pacientes que fazem uso de sondas ou quando os médicos observam risco de broncoaspiração. Também são assistidos os pacientes da Unidade de AVC Subagudo, onde os profissionais atuam na avaliação e estimulação de linguagem. Em média, o serviço de fonoaudiologia do Waldemar Alcântasra atende a 100 pacientes por dia, de segunda a sexta-feira.

A Jornada Integrada de Fonoaudiologia Hospitalar tem o apoio do Conselho Regional de Fonoaudiologia – 8ª Região (Crefono – 8). Podem participar os profissionais de fonoaudiologia e estudantes. As inscrições encerram nesta quarta-feira, clique aqui para fazer a inscrição. É recomendado que os participantes levem, na abertura do evento, uma lata de leite em pó. O leite arrecadado será doado à Casa de Nazaré.

Programação:

Dia 7
Local: Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara
8h – Apresentação

8h30 – Mesa: Cuidados paliativos: visão multidisciplinar
Palestrantes: Ana Luiza Almeida, enfermeira; Fernanda Azevedo, psicóloga; Eugênia Guimarães, médica, e Elisângela Zacanti Garcia, fonoaudióloga

10h30 – Coffee break
11h – Atendimento fonoaudiológico em pacientes da Unidade de Cuidados Especiais

Palestrantes: Amanda Maria S. Tavares, fonoaudióloga; Stanley Menezes, fisioterapeuta

12h – Almoço

13h30 – Mesa: Cuidados e orientação no processo de transição alimentar do bebê

Palestrantes: Caroline Sampaio, fonoaudióloga; Carolina Drummond, nutricionista

15h – Coffee break

15h30 – Atendimento fonoaudiológico no paciente crítico

Palestrante: Patrícia Arruda Lacerda, fonoaudióloga

16h – Avaliação estimulação de linguagem no paciente no leito
Palestrante: Jorgiane Albuquerque, fonoaudióloga

Dia 8
Local: Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara

8h – Abertura

8h30 – Teste da linguinha: desafios e conquistas
Palestrante: Maria Cláudia Mendes Caminha Muniz, fonoaudióloga

9h – Coffee break

9h30 – Coaching profissional
Palestrante: Adriana Oliveira, fonoaudióloga

12h – Almoço

Dia 9
Local: Hospital Geral Dr. César Cals

8h – Abertura

8h20– Novos rumos da fonoaudiologia
Palestrante: Charleston Teixeira, presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia (CRFA)

9h – Mesa: Neonatologia e o prematuro
Palestrantes: Hermínia Assis Brilhante, médica, Juliana Vanessa Sobreira, fisioterapeuta, e Adriana Teixeira, fonoaudióloga

10h – Coffee

10h20 – Mesa: Cirurgia bariátrica
Palestrante: Verônica Pessoa Paiva, nutricionista; Caroline Sampaio, fonoaudióloga, e Nívea Mara Sidrac Lima Barroso, psicóloga

12h – Encerramento

06.12.2016

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals

Assessoria de Comunicação do Hospital Geral Waldemar Alcântara
Lusiana Freire
(85) 3216-8393/ 98777-1677 / 8970-4300

Expediente imprensa 05dez 2016-01