Trabalho: STDS forma mais 462 novos profissionais no interior do Estado

6 de dezembro de 2016 - 14:01

Os cursos de capacitação foram realizados em Santa Quitéria, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ubajara e Tianguá

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) segue reforçando o mercado de trabalho no interior do Ceará e forma, nesta terça-feira (6) e na quarta-feira (7), mais 462 novos profissionais qualificados pelos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades. Os cursos de capacitação foram realizados em Santa Quitéria, no Sertão dos Crateús; e nos municípios de Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ubajara e Tianguá, localizados na Serra da Ibiapaba. O titular da Pasta, Josbertini Clementino, viaja aos municípios para certificar os jovens e entregar kits instrumentais de trabalho para os formandos, gerando novas oportunidades de trabalho e renda nas localidades.

Do total de pessoas capacitadas, 223 foram atendidas pelo Primeiro Passo, em Santa Quitéria, Ubajara, Guaraciaba do Norte e Ibiapina, em cursos de Auxiliar Administrativo, Agente Operacional de Vendas, Confeitaria, Masseiro, Doces e Salgados, Eletricidade Básica, Beleza e Depilação e Informática. Já o Criando Oportunidades qualificou os outros 239 formandos nos mesmos municípios, aos quais se somam também Tianguá. O projeto entregará nas cinco cidades 114 kits instrumentais de trabalho aos qualificados nas turmas de Doces e Salgados, Costureiros, Cabeleireiros, Eletricistas, Confeiteiros e Manicure e Pedicure. Em 2016, até outubro, juntos, os dois projetos qualificaram em todo o Estado, 6.978 pessoas.

Para o titular da STDS, as ações de qualificação profissional engrandecem os municípios e mais que capacitar, despertam nos educandos o espírito empreendedor. “O Governo do Estado quer fortalecer cada vez mais o processo de desenvolvimento do interior e entende que capacitar as pessoas, garantir que elas fiquem aptas para exercer novas atividades, quem sabe até por meio de um negócio próprio, é um passo importante nesse processo”, destaca Josbertini.

Os Projetos

O Primeiro Passo qualifica profissionalmente adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional. O projeto atua em três linhas de ação: Aprendiz, Bolsista e Estagiário. Entre janeiro e outubro deste ano, já qualificou 3.943 jovens em todo o Ceará.

Articulado com outras políticas públicas, o projeto Criando Oportunidades também amplia as oportunidades dos cidadãos cearenses. O projeto que, até outubro passado, capacitou 3.035 pessoas, tem como público prioritário mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma; jovens à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais. As turmas do projeto são desenvolvidas de acordo com a potencialidade e a situação socioeconômica de cada município.

Municípios contemplados

06 de dezembro (terça-feira)

• Santa Quitéria

Primeiro Passo: 35 formandos

Criando Oportunidades: 40 educandos

• Guaraciaba do Norte

Primeiro Passo: 107 formandos

Criando Oportunidades: 100 educandos

07 de dezembro (quarta-feira)

• Ibiapina

Primeiro Passo: 20 formandos

Criando Oportunidades: 20 educandos

• Ubajara

Primeiro Passo: 61 formandos

Criando Oportunidades: 59 educandos

• Tianguá

Criando Oportunidades: 20 educandos

*Mais informações

Projeto Criando Oportunidades: 85 3101.7805 /1558

Projeto Primeiro Passo: 85 3101.1559 / 1554

06.12.2016

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
Celular: 98878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline

Expediente imprensa 05dez 2016-01