Juventude em Ação: Jaguaribe conclui edição 2016

8 de dezembro de 2016 - 18:38

Programação envolve apresentações artístico-culturais

Cerca de 700 alunos do ensino médio do município de Jaguaribe, localizado na macrorregião Vale do Jaguaribe, estão na expectativa de uma grande festa que terá como tema principal a prevenção às drogas. Nesta sexta-feira (9), eles celebrarão com arte, música, sorteio de prêmios e entrega de troféus o encerramento do programa Juventude em Ação (JA), uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD).

As atividades acontecerão na Escola de Ensino Médio (EEM) Cornélio Diógenes, durante a manhã; e na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Poeta Sinó Pinheiro, no período da tarde. A equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / JA da SPD, que tem à frente psicóloga Miriam Barreto, coordenará a programação. A ciranda da prevenção promete agitar as escolas.

O programa JA está sendo desenvolvido pela SPD em escolas públicas estaduais cearenses e tem estudantes do ensino médio como público-alvo. Na primeira fase, foram selecionadas 19 escolas de sete municípios cearenses, beneficiando um total de 11.592 alunos. A segunda fase segue até o final de 2016, alcançando 16 municípios e favorecendo cerca de 16 mil alunos de 23 escolas.

O Juventude em Ação engloba uma série de atividades educativo-informativas sobre prevenção às drogas a partir da aplicação do jogo retrô ‘Na trilha da Prevenção’, com a participação efetiva dos estudantes das escolas de ensino médio selecionadas em cada município. A implantação do programa envolve, ainda, oficinas de capacitação e rodas de conversa entre profissionais de educação, familiares e lideranças locais. Os benefícios são multiplicados com a formação de grupos de adolescentes voluntários.

Com a efetivação do JA, a SPD objetiva a diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes, além de contribuir para a conscientização sobre direitos e deveres na vida cotidiana na direção de ações proativas e cidadãs. O programa também proporciona o fortalecimento das competências, potencialidades e habilidades para a vida por parte dos jovens, bem como a cooperação entre famílias, lideranças comunitárias e escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda.

08.12.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara