Parques do Estado oferecem atividades durante as férias

9 de dezembro de 2016 - 14:06

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) garante o lazer para os cearenses todos os finais de semana, colocando à disposição o Parque do Cocó, o Parque Botânico, em Caucaia, e a Floresta do Curió, uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), na Lagoa Redonda.

1. Parque do Cocó

O Parque do Cocó (Av. Engenheiro Santana Jr. esquina com Av. Pe. Antônio Tomás) realiza aos domingos o Projeto Viva o Parque, de 7h às 12h. Conta com o arvorismo no finais de semana e feriados. Possui também o passeio de barco, de terça a domingo (às quartas os passeios são destinados à escolas públicas), com horários que veriam de acordo com a tábua de marés (ligue 3234.3574 para conferir). Nos dias 24 e 31 de dezembro, porém, não haverá arvorismo no Parque do Cocó. Também está cancelado o Viva o Parque nos dias 25 de dezembro e 1° de janeiro de 2017.

Viva o Parque

Aeróbica, yoga, biodança, tai chi chuan, dança de salão, capoeira, slackline, apresentações culturais. jogos coletivos (corrida de saco, carimba e bandeirinhas), aulas de circo, pintura facial, contação de histórias, teatro de bonecos, teatro de rua, malabares, brincadeiras tradicionais de pipa, bola de gude, elástico e ciranda e passeios nas trilhas.

2. Parque Botânico

O Parque Botânico (às margens da CE-090, na confluência com a rodovia Sol Poente – CE-085), em Caucaia, tem a programação completa no Viva o Parque aos domingos, de 7h às 12h. Com seus 6km de trilhas, possui uma vasta diversidade de fauna e flora. Devida à sua variedade ecológica, o Parque é bastante utilizado para ações de educação ambiental por escolas, grupos e afins. Para agendar visitas ligue 3368.9452. Nos dias 25 de dezembro e 1° de janeiro de 2017 não haverá atividades do Viva o Parque no Botânico, ficando garantida a sua execução no final de semana seguinte.

3. Sítio Curió

Um pulmão da Mata Atlântica em plena Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a começar pelo clima e a vegetação nativa e verdejante entrecortada por pequenos riachos e nascentes. É esse cenário encontrado por quem passeia por uma das três trilhas que cortam os 57 hectares Floresta do Curió (entre os bairros de Messejana e Curió, Av. Curió, 1000, em frente a empresa Naturágua). O espaço é formado por vegetação densa, composta pelas principais espécies nativas e frutíferas, o que confere um clima bastante agradável à região. Há ainda uma sala ao ar livre, dedicada a cursos, palestras e aulas práticas, realizadas por meio de convênios com escolas e universidades locais. O local é aberto à visitação pública de terça à domingo das 6h às 15h30, com acesso gratuito. Os frequentadores podem usufruir do local para organizar piqueniques e brincadeiras, e aproveitam para conhecer espécies da fauna e da flora nativas, que dispõe de trilhas para caminhadas. Para agendar visitas ligue 3101.1233.

09.12.2016

Demétrio Andrade
Jornalista
085.8814.8286
@demetrioandrade