SPD conclui edição 2016 do Jogo Elos e #Tamojunto em 18 municípios

12 de dezembro de 2016 - 18:26

Programas de prevenção às drogas são focados nos estudantes da rede pública municipal

 

Com a proximidade do final de 2016, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) reúne, esta semana, articuladores e multiplicadores da Saúde e Educação de 18 municípios cearenses para a conclusão das atividades dos programas federais de prevenção às drogas Jogo Elos e #Tamojunto. Ao todo, 3.476 estudantes de 61 escolas da rede pública municipal de ensino foram beneficiados.

O primeiro encontro, destinado à conclusão do Jogo Elos, terá a participação de representantes dos municípios de Quixeramobim e Russas e acontecerá na manhã da terça-feira, 13, na sede da SPD. Na quarta-feira, 14, ocorrerá o encerramento do programa em Camocim, Itapipoca, Sobral, Tianguá e Viçosa do Ceará. A reunião acontecerá no período da manhã, no Centro de Educação à Distância de Sobral. O mesmo local também abrigará o encerramento do programa #TamoJunto em Camocim, Massapê, Sobral e Viçosa do Ceará.

Na quinta-feira, 15, o Jogo Elos será concluído em Icó e Iguatu. O encontro de articulares e multiplicadores será realizado pela manhã, na Secretaria de Ação Social de Iguatu. No dia seguinte, 16, o Jogo Elos será finalizado em Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, na região do Cariri. A reunião dos representantes dos três municípios acontecerá pela manhã, no Centro de Políticas sobre Drogas do Crato. Todos os encontros de conclusão dos programas serão coordenados pelas gestores estaduais e formadoras federais.

O Jogo Elos é realizado em escolas da rede municipal de ensino, sendo voltado para crianças de 6 a 10 anos matriculadas no ensino fundamental I e II. A iniciativa estimula o desenvolvimento de habilidades sociais, como autonomia, autoconhecimento, assertividade, autocontrole, protagonismo e outras, contribuindo para a formação de crianças participativas e colaborativas.

O #Tamojunto mobiliza jovens de 13 e 14 anos inseridos no ensino fundamental II da rede pública municipal. O programa envolve aulas de atividades interativas que despertam habilidades e recursos específicos para que os estudantes possam lidar com influências sociais, adquirindo conhecimento sobre drogas e suas consequências para a saúde. O programa também oferece oficinas para pais e responsáveis, entrelaçando a vida familiar com as práticas de prevenção.

Este ano, o programa Jogo Elos foi desenvolvido pela SPD em 60 escolas de 16 municípios cearenses, favorecendo 3.255 estudantes, enquanto o programa #Tamojunto foi efetivado igualmente em 16 municípios, alcançando 39 escolas e beneficiando 1.875 alunos.

12.12.2016

Fernando Brito
Repórter / SPD

Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
Daniela Negreiros – (85) 3238.5090 / 98902.7939
comunicacao@spd.ce.gov.br