Banco de Leite do HGF precisa de doações para o Natal

15 de dezembro de 2016 - 16:09

Durante o período de férias, festas de fim de ano e feriados prolongados, é comum arrumar as malas e curtir uma viagem com a família e amigos. Mas antes de aproveitar o passeio, mães que estão amamentando são convidadas a doarem leite e assim, ajudarem a salvar vidas dos bebês que estão hospitalizados e dependem exclusivamente desse alimento para uma recuperação mais rápida. “As doações sempre têm baixas nos períodos de recesso, pois a captação de leite materno depende de doações das mães. Esse é o melhor presente de natal que os bebês da UTI Neonatal poderiam receber”, declara a nutricionista do Banco de Leite do Hospital Geral de Fortaleza, Angélica Bessa.

O Banco de Leite do HGF, da rede pública do Governo do Estado, conta mais uma vez com o carinho e a dedicação das mães aptas a doarem. Mulheres que estão amamentando, possuem leite excedente e queiram doar, podem ligar para o telefone (85) 3101-3335 e receberem orientações sobre a coleta do leite materno. Atualmente, 22 recém-nascidos estão internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do hospital. E o Banco de Leite precisa de pelo menos 18 litros por semana para manter o estoque e garantir a alimentação dos bebês hospitalizados.

foto aleitamento02Rutiele da Rocha, 21 anos, de São Gonçalo do Amarante, é mãe de primeira viagem e se tornou uma doadora de maneira inesperada. Isso porque ela estava no HGF acompanhando o sogro, que está internado, quando começou a sentir o incômodo dos seios que estavam cheios de leite e buscou ajuda no próprio hospital. Ela só não contava com a surpresa ao ser avaliada.

“O meu seio estava muito duro e doendo bastante, fui atrás de ajuda aqui no hospital e a enfermeira disse que eu estava com muito leite e que, se eu quisesse doar, podia ir ao banco de leite para retirar o excesso e fazer a doação. Foi uma surpresa muito grande, pois eu não conhecia esse serviço no HGF, logo aceitei e fiquei feliz em poder ajudar as mães e as crianças que precisam”, fala.

Coleta do leite em domicílio

foto aleitamento04Toda mãe que amamenta pode ajudar a manter o estoque do Banco de Leite Humano do HGF e ajudar os pequenos. O processo de captação é simples e rápido. Para doar leite humano, a mamãe pode ir até o banco de leite do hospital ou ligar para o (85) 3101-3335 e solicitar a coleta do leite na própria residência. O HGF tem um veículo que recolhe o leite todos os dias da semana, em dois turnos. As equipes levam às mães um kit doação para realizar a ordenha de forma correta.

 

Leia mais: #CearádeAtitude: mães cearenses doam vida

Serviço:

Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza

Contato: 3101.3335
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas

15.12.2017

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF

Expediente imprensa 05dez 2016-01