Solenidade marca 90 anos da Casa Militar

15 de dezembro de 2016 - 12:24

Os militares que integram à Casa Militar desempenham um papel importante na segurança das autoridades e dos dignitários em vista oficial ao Estado

 

161214 CASA MILITAR 90 MG 8830O Palácio da Abolição sediou, na noite desta quarta-feira (14), a solenidade pelos 90 anos da Casa Militar. Na ocasião, o governador Camilo Santana foi um dos 41 agraciados com a medalha Desembargador Moreira da Rocha e entregou a “Distinção Honorífica”, a maior comenda da instituição, para o ex-governador José Adauto Bezerra e o seu irmão, o ex-vice-governador Francisco Humberto Bezerra.

Camilo Santana, ao parabenizar os homenageados, fez um balanço das ações realizadas durante a sua gestão. “Estamos vivendo um momento difícil, há muito tempo o país não passava por dois anos de recessão. A maior dor de cabeça que temos é a questão da seca, estamos vivendo o quinto ano 161214 CASA MILITAR 90 MG 9048consecutivo e fazendo um grande esforço para minimizar os danos. Mesmo com tanta dificuldade, hoje o Ceará é o segundo estado mais equilibrado financeiramente do país. Realizamos um sonho que é ter uma siderúrgica, em junho começamos a exportar as primeiras placas de aço, gerando 12 mil empregos diretos e indiretos. É orgulho para todos nós os dados do Ideb, em que 77 das 100 melhores escolas públicas do país são do Ceará. Temos investido muito na questão da segurança, fizemos a Lei de Promoções, chamamos mais de dois mil homens através de concurso. Após 17 anos, conseguimos reduzir as taxas de homicídio, num acumulado de 15,6%. Quero parabenizar os agraciados da Casa Militar pelos 90 anos e dizer que, de mãos dadas, pensando no povo cearense, os resultados acontecem”, disse.

161214 CASA MILITAR 90 MG 8980O ex-governador Adauto Bezerra e o ex-vice-governador Francisco Humberto Bezerra se juntam ao seleto grupo a receber a “Distinção Honorífica”, restrita a personalidades ou entidades que tenham realizado atitudes relevantes referentes à Casa Militar. Além deles, apenas o ex-governador Cid Gomes (2008); o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, o desembargador José Arísio Lopes da Costa (2012); o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Zezinho Albuquerque (2014); e o atual governador Camilo Santana (2015) receberam a honraria.

Em seu discurso, Adauto Bezerra destacou o trabalho desenvolvido na política do Ceará em meio a um cenário difícil. “Quando vejo na televisão o fogo ardendo, só tenho que levantar as mãos para Deus por ter um governador calmo, sereno, tranquilo, que sabe conduzir o destino do Estado pacificamente, mostrando que a dificuldade não é só nossa. O aprumo, equilíbrio e grandeza sempre existiram em sua mente. Essa é uma solenidade muito bonita pois a Polícia que faz a nossa segurança está aqui presente prestando homenagem a todos nós e ao nosso comandante geral, Camilo Santana. Ao ver o coronel Studart reunir tantas autoridades, vejo que nem tudo está perdido. Aos comandantes do Nordeste aqui presentes, os meus parabéns e levem essa lição do Ceará”, disse.

 ARI4009O chefe da Casa Militar, Coronel Túlio Studart, exaltou a dedicação dos militares em prol do estado do Ceará. “A História da Casa Militar já está cantada em versos e prosas, no vídeo institucional exibido aqui nos corredores do Palácio da Abolição. No entanto, como não poderíamos deixar de destacar, a bravura dos nossos milicianos deve ser lembrada. Homens e mulheres que abrem mão do conforto de suas casas, com suas famílias, arriscam as suas vidas em nome do trabalho. A segurança da administração alencarina se deve a vocês. Em nome da Casa Militar, nosso eterno pleito de gratidão”, disse.

Entre 41 agraciados com a medalha Desembargador Moreira da Rocha estão nomes como: Camilo Santana (Governador do Ceará), Des. Iracema Vale (Presidenta do Tribunal de Justiça), Nelson Martins, (Secretário de Relações Institucionais), Josbertini Clementino (Secretário do Trabalho e Des. Social), Henrique Javi (Secretário da Saúde), Flávio Jucá (Secretário da CGE), Socorro França (Controladora Geral de Disciplina), Igor Ponte (Superintendente do Detran), João Salmito Filho (Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza), entre outros.

Casa Militar do Governo

Criada pela Lei nº 2.419, de 16 de outubro de 1926, fixou a Força Pública do Estado para o exercício de 1927 e, através de seu artigo 5º, instituiu a Casa Militar da Presidência – composta de três oficiais do Regimento Policial. O mais graduado exercia a função de ajudante de ordens e os outros tinham como função comandar a Guarda do Palácio, sendo todos considerados oficiais do Estado – Maior. A denominação Casa Militar do Governo surgiu com a Lei nº 6.085 de 8 de novembro de 1962.

Os militares que integram à Casa Militar tem um papel importante na segurança das autoridades e dos dignitários em vista oficial ao Estado. Eles recebem um treinamento diferenciado, que garante a atividade diária no Palácio da Abolição e fora dele.

Agraciados com a “Distinção Honorífica”:

1. Governador José Adauto Bezerra
2. Vice-governador Francisco Humberto Bezerra.

Agraciados com a Medalha Moreira da Rocha:

1.    Camilo Santana – Governador do Estado do Ceará.
2.    Des. Iracema Vale – Presidenta do TJ
3.    Gal. Estevam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira – Cmdt 10ª RM
4.    Maria das Graças Almeida de Quental – Juíza de Direito
5.    Francisco Edson Sousa Landim – Promotor de Justiça
6.    Dr. José Carlos Teodoro da Silva –  Defensor Público
7.    Nelson Martins – Secretário de Relações Institucionais
8.    Josbertini Clementino – Secretário do Trabalho e Des. Social
9.    Henrique Javi – Secretário da Saúde
10.    Flávio Jucá – Secretário da CGE
11.    Socorro França – Controladora Geral de Disciplina
12.    Maximiliano Chaves – Perito geral (Pefoce)
13.    Igor Ponte – Superintendente do Detran
14.    Cel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira – Chefe da CM de SP
15.    Cel PM Fernando Messias Paraíso – Chefe da CM do RJ
16.    Cel PM Eduardo Pereira – Chefe da Casa Militar de Pernambuco
17.    Cel PM  Adailton Florentino do Nascimento – Chefe da CM de Goiás
18.    Cel PM Carlos Augusto Gomes Souza Silva – Chefe da CM da Bahia
19.    Ten Cel PM Sílvio Carlos Leite Mesquita – Chefe da CM do Maranhão
20.    Ten. Cel PM Euvandro Omena Moraes – Chefe da CM de Alagoas
21.    Major PM Anderson Henrique Benevides Pessoa – Chefe da Casa Militar da Paraíba
22.    Major PM Marcelo Dantas de Medeiros – Assessor Militar do Governo do Rio Grande do Norte
23.    Janaína Farias – Secretária executiva de Relações Institucionais
24.    João Salmito Filho – Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza
25.    José Iraguassú Teixeira – Vereador de Fortaleza
26.    Dr. Nartan da Costa Andrade – CGD
27.    Francisco Acelino Araújo Lima – Superintendente da AMC
28.    Cel BM José Nildson de Oliveira – Comandante do Colégio do CBM
29.    Ten Cel AV Frederico Casarino – Comandante da Base Aérea de Fortaleza
30.    Ten Cel PM José Kilderlan Nascimento de Sousa – Ajudante de ordens da presidência do TCE
31.    Ten Cel PM Hélio de Assis Alencar Filho –  Integrante da Ciopaer
32.    Ten Cel PM Francisco Carlos de Lima – Cmt do BPRE.
33.    Major PM Giorgio Gonçalves – Cmt Ronda Eusébio
34.    Major PM Wagner Gomes da Silva – Integrante do BPRE
35.    Major PM Eduardo Teles Bezerra – 1ª CPG
36.    Major PM Manoel Bonfim Gomes de Freitas – Cmt da Banda de Música da PMCE
37.    Capitão PM José Henrique Monteiro Brito – 1ª CPG
38.    Capitão PM Frederico Guilherme Parente Brito – Célula de Segurança
39.    Capitão PM João Daniel Ribeiro Queiróz – Cmt BPRE da PMBA
40.    Tenente PM Iran Rosa da Silva – Integrante da CM
41.    Tenente PM Wilkson de Lima Lopes – Integrante da CM

15.12.2016

Fotos: Ariel Gomes / Governo do Ceará

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem

Expediente imprensa 05dez 2016-01