Comitê da Seca discute ações de convivência com a estiagem

16 de dezembro de 2016 - 15:15

    Pauta da Reunião Ordinária do Comitê Integrado de Combate à Estiagem da próxima segunda-feira (19), na sede do Corpo de Bombeiros, terá apresentações de técnicos do Projeto São José III, da diretoria do DNOCS e representantes do Exército e Defesa Civil para discutir ações de convivência com a estiagem.

    Dando continuidade às ações emergenciais e estruturantes do Plano Estadual de Convivência com a Seca, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) promove nesta segunda-feira (19), mais uma Pauta Ordinária do Comitê da Seca, que terá os seguintes temas:

–        Informações de Ações que estão em curso;

–        Ações Exército Brasileiro e Defesa Civil Carros Pipa;

–        Apresentação diretor geral do DNOCS, engenheiro Ângelo Guerra, Ações em Curso deste Departamento;

–        Apresentação do coordenador do Projeto São José III, Diagnóstico dos Sistema de Abastecimento Implantados pelo   Governo do Estado do Ceará – SIASAR (Sistema de Informação sobre Água e Saneamento Rural)

    A reunião do comitê coordenada pelo secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, é formado por representantes de várias entidades, como Defesa Civil, Exército, SDA, Funceme, Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Cogerh (Companhia de Gestão e Recursos Hídricos), Sohidra (Superintendência de Obras Hidráulicas), Ematerce, entre outros.

    Perfuração de poços

    Uma das importantes ações coordenadas pelo Comitê é a supervisão de perfuração de poços. Em agosto último, durante a reunião do comitê, foi apresentado o acordo fechado entre o Governo do Ceará, através da Sohidra (Superintendência de Obras Hidráulicas), e prefeituras municipais para perfuração de poços. Segundo o representante da SDA no comitê, Ademarzinho Ponte Holanda, a previsão é de que sejam perfurados MAIS 525 poços até o final do ano, totalizando 1.305 poços em 2016. 

   “No acordo, a Sohidra fica responsável pela perfuração enquanto as prefeituras ficam encarregadas pela instalação. Onde o sistema de abastecimento é atendido pela Cagece, o órgão fica responsável junto com a prefeitura pela instalação. Onde for atendido pelo SAAE (Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto) mesmo processo. Isso vai agilizar o processo de instação dos poços”, explicou Ademarzinho.

    A reunião onde foi fechada o acordo teve a participação do governador Camilo Santana, do  superintendente adjunto da Sohidra, Wanderley Augusto Guimarães e técnicos da SDA.

    SIASAR

    Durante a apresentação da pauta do Comitê da Seca será apresentado a experiência do SIASAR com o relatório que corresponde às apreensões e reflexões fomentadas pelas palestras e debates durante a visita técnica à Honduras dos representantes da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE e do Ministério da Integração, para conhecer o – SIASAR implantado naquele país.

    A visita ocorreu no período de 30 de novembro e 02 de dezembro de 2015 na cidade de Tegucigalpa, capital de Honduras, com o apoio do Banco Mundial e do Projeto São José. Contou com a participação das equipes responsáveis pelo SIASAR em Honduras e Nicarágua, bem como representantes de parceiros e sócios estratégicos como Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento.

    Durante dois dias, foi debatido sobre o funcionamento, a eficiência, as vantagens e desvantagens de sistemas de monitoramento de informações. No terceiro dia da visita, a equipe foi a campo para acompanhar a metodologia de coleta de dados que alimenta o sistema de informações.

    Atualmente, Honduras é um “case” na utilização desse sistema. A troca de experiências iniciada com essa visita será benéfica para o Brasil e para o Estado do Ceará, pois possibilitará a implantação do sistema para melhor gerir as informações relacionadas ao saneamento rural, e a consequente otimização dos investimentos no setor. Ademais, a visita permitiu elaborar uma proposta de implantação do SIASAR no Estado.

 

16.12.2016

Assessoria de Comunicação Secretaria de Desenvolvimento Agrário  
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
André Gurjão – andre.gurjao81@gmail.com
85 – 3101.8137 / 3101.8105