Orquestra de Jaguaribe realiza concerto especial no TJA

16 de dezembro de 2016 - 11:15

A Orquestra Jovem Meu Bem Querer, do município de Jaguaribe, fará uma apresentação especial no mais tradicional e simbólico palco das artes e da cultura no Ceará: o Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Será neste sábado (17), às 16h, dentro da programação especial que a cada dia 17 celebra o aniversário do Theatro.

Regida pelo maestro Eder Wagner Aquino Leite, a orquestra congrega nada menos do que 50 músicos e surgiu das atividades de educação musical iniciadas em 2013 pela Fundação Tuboarte. Em 2007 já eram 120 crianças participando de aulas de canto coral. Posteriormente, viriam aulas de flauta e de diversos instrumentos, com mais crianças e jovens participando do projeto.

“Foi a partir daí que se viu a possibilidade e a necessidade da criação da primeira orquestra de Jaguaribe, diante do potencial de musicalidade demonstrado pelos alunos”, destaca Maria Lúcia de Freitas Vitor, coordenadora do projeto. Em janeiro de 2008, o grupo investiu em uma oficina de instrumentos de corda, realizada na cidade do Crato, da qual participaram professores e estudantes. Foi o ponto de partida para a criação e formação da primeira turma da Orquestra Jovem Meu Bem Querer.

Desde então, a fundação tem investido em cursos e oficinas para melhorar o nível de execução dos alunos da orquestra, além de ampliar e renovar constantemente o instrumental, proporcionando um número maior de vagas para que mais crianças, adolescentes e jovens possam ingressar no estudo da música.

Programação especial no sábado (17)

A cada dia 17, o Theatro José de Alencar promove uma programação especial com entrada franca, em alusão à data de seu aniversário. Neste sábado, 17/12, o TJA traz ao público cearense, a partir de 14h, uma programação que começa com a visita guiada, seguida do Concerto Natalino de músicas líricas e em jazz e blues, às 15h, no Foyer. A Orquestra Jovem Meu Bem Querer, se apresenta no Palco Principal do equipamento, às 16h.

A peça de Teatro “Experimento Nº 4”, do CPBT, com direção de Joca Andrade, será apresentada às 16h e às 19h, na Sala de Teatro Nadir Sabóia, gratuitamente, e com classificação indicativa de 12 anos. Às 17h, o TJA recebe o Pastoril Nossa Senhora de Fátima, no Jardim de Burle Marx, seguido do Concerto de Natal, às 17h30, no Foyer. O Coral Cherry Boys se apresenta na calçada do Theatro, às 18h.

A programação de aniversário do TJA se encerra às 19h, com a Orquestra Filarmônica do Ceará e o Coral no Palco Principal, apresentando o Concerto de Natal.

PRESS-RELEASE – SECRETARIA DA CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ – SECULT

16.12.2016

(85) 98699-6524 – Dalwton Moura
(85) 98848.4987 – Paula Candice

FOTOS: Divulgação/Orquestra Jovem Meu Bem Querer / Jaguaribe

Expediente imprensa 05dez 2016-01