Operação Comercial do VLT de Sobral inicia no dia 28

21 de dezembro de 2016

A mobilidade urbana de Sobral deu um passo importante na manhã desta quarta-feira (21), com anúncio da operação comercial do VLT de Sobral. A partir do dia 28 de dezembro, o sistema funcionará de 5h30 até 23h, ampliando as oportunidades de deslocamento da população. A medida foi anunciada pelo presidente da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Eduardo Hotz, e pelo secretário das Cidades, Lucio Gomes. Juntos, Metrofor e Secretaria das Cidades também homologaram o resultado da seleção pública temporária que contratou novos funcionários para o sistema.

2-metrofor sobral entregamateus“Para que pudéssemos fazer esse novo atendimento, em uma dimensão maior, tivemos que fazer uma contratação de 19 novos funcionários. São todos funcionários que exercerão funções operacionais. Com isso, nós estamos com as condições ideais de oferecer um serviço de excelente qualidade para a população”, afirmou Eduardo Hotz. Além das funções operacionais, a operação comercial do sistema demandou também uma ampliação das funções administrativas e de manutenções e seguranças, envolvendo outros 64 profissionais. No total, ampliação dos serviços do VLT está gerando 83 novos empregos na cidade.

Segundo Lucio Gomes, a operação comercial do VLT de Sobral é uma mudança que mexe com a vida das pessoas. “O impacto não é apenas para o estudante que vai sair da faculdade, nem para a dona de casa que vai à feira, é para toda a cidade, pois existe um fluxo de mototaxis, vans e outros tipos de transportes que a partir de agora vão convergir para as 12--destaqueestações”, explicou. Com a ampliação dos serviços, será iniciada a cobrança de bilhete para embarque. O valor da tarifa será divulgado no Diário Oficial do Estado nos próximos dias e o valor será comunicado no site do Metrofor, redes sociais, veículos de imprensa e estações.

A solenidade de anúncio da operação comercial do VLT sobralense foi realizada no auditório do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) da cidade e contou com a presença do prefeito Clodoveu Arruda. “Para nós, esse momento é de extrema importância porque, com isso, Sobral terá condições de realizar o projeto Sistram, que consiste na implantação de diversas linhas ônibus, passando por dentro dos bairros, e convergindo sempre para as estações do VLT, indo e vindo, de manhã até à noite. Com isso, Sobral poderá avançar no transporte público que hoje é um de seus maiores desafios”, afirmou o prefeito.

Também participaram da solenidade os secretários da Prefeitura de Sobral Gisela Gomes (Urbanismo) e Jorge Trindade (Manutenção e Conservação), e os diretores do Metrofor João Menescal (Implantação), Plínio Saboia (Operação e Manutenção) e Edilson Aragão (Desenvolvimento e Tecnologia).

 

21,12,2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades
Sabrina Lemos – (85) 3207.5249 ou 98603.0556  ( sabrina.lemos@cidades.ce.gov.br )

Expediente imprensa 23nov 2016-01