Albert Sabin inaugura novo espaço lúdico para pacientes nesta sexta-feira

22 de dezembro de 2016

O projeto estimula crianças internadas a sorrirem e exercerem a própria
cidadania

 

Propiciar às crianças que estão internadas no hospital um ambiente mais lúdico. É com esse objetivo que o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da rede do Governo do Ceará, inaugura nesta sexta-feira, 23 de dezembro, o novo espaço dedicado ao Projeto de Humanização Cidade da Criança. “Esse novo espaço fica bem próximo à área de internamento do Hospital. Então, as crianças terão de fazer um deslocamento menor. Tenho certeza que agora teremos uma interação ainda maior com aqueles pacientes que têm maior dificuldade de locomoção”, explicou a coordenadora do projeto, Izabel Cristina  Batista Chagas.

O projeto, iniciado em 1998, estimula as crianças internadas no Albert Sabin sorrirem e exercerem a própria cidadania.  Equipado como uma cidade em miniatura, a Cidade Criança terá a Casinha de Brinquedos Renato Aragão que funcionará como uma brinquedoteca; o Teatro Dora Andrade, para que possam ensaiar a presentar suas próprias peças; a Escola e Biblioteca Raquel de Queiroz, onde serão professores e alunos; e um salão de beleza cujos serviços serão oferecidos por voluntários, com o auxílio das crianças.

“O objetivo dessas casinhas é que eles possam brincar e que se apoderem dessas brincadeiras, que aprendam um pouco sobre cidadania tomando sempre iniciativa. Isso também é uma forma de terapia, brincar é muito importante para a formação de uma criança”, disse a Izabel. “Estamos muito felizes com a mudança, é um espaço mais amplo, arejado, com novas instalações e conforto, temos até uma igrejinha e uma prefeitura. Somos muito gratos das gestões do Sabin sempre abraçarem o projeto, acreditarem nele”, afirmou.

*Novo Espaço*A construção da nova Cidade da Criança foi realizada por meio de uma parceria público-privada com o Grupo M.Dias Branco, o programa Mais Infância Ceará, voltado para o desenvolvimento infantil, e o Hias. “Este é, sem dúvida, um grande presente de Natal para o Hospital e para nossas crianças, cujo bem estar e saúde são nossos objetivos e prioridade.  Somos muito gratos por essa parceria”, destacou a diretora geral do Hias, Marfisa de Melo Portela.

Atualmente o hospital tem 336 crianças internadas. O Projeto de Humanização Cidade da Criança, apesar de aberto a  todas as crianças pacientes do Hias, atende principalmente às crianças internadas, pois estas passam mais tempos na unidade e, consequentemente, necessitam mais da terapia recreativa. Hoje, a Cidade da Criança atende cerca de 45 crianças por dia, com a obra de reestruturação do espaço, o projeto poderá atender a 80% das crianças internadas. As demais são considerados casos de alto risco, não podem deixar os leitos, onde também ocorre o contato com os terapeutas.

22.12.2016

Diana Vasconcelos
Assessora de Comunicação do Hias
(85) 3256-1574
imprensa@hias.ce.gov.br
t: albertsabince
f: albertsabince