Secretaria das Cidades entrega gestão da Vila da Música para Secult

23 de dezembro de 2016 - 15:01

O secretário das Cidades, Lucio Gomes, realizou a entrega simbólica das chaves do Prédio Vila da Música, no Crato, para o secretário da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba, na última quinta-feira (22). A partir da entrega, a gestão do equipamento público será oficialmente gerida pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), que detém a expertise necessária para desempenhar a função.

Também estiveram presentes na cerimônia a coordenadora da Unidade de Gerenciamentos de Projetos da SCidades, Marília Gouveia, e o coordenador de Conhecimento e Formação da Secult, Lenildo Gomes.

Segundo o secretário da Cultura, Fabiano dos Santos Piúza, a gestão da Vila da Música pela Secult em parceria com a Solibel será muito importante para possibilitar o desenvolvimento cultural e artístico de muitos jovens da região. “A Vila da Música tem uma experiência que parte do percurso da Solibel, coordenada pelo padre Ágio, de formação musical clássica, com trabalhadores rurais e filhos de trabalhadores rurais. Agora o Estado numa parceria entre a solibel e a Secult vai desenvolver essas ações qualificando desde as questões dos espaços físicos, instrumentos, mas também em relação a formação para que se possa ampliar mais o número de jovens e crianças atendidas na região do Cariri”, explica Fabiano.

A Vila da Música

O prédio da Vila da Música, executado pela Secretaria das Cidades, possui uma área de 3.300 m² e recebeu um investimento de R$ 3.179.731,52, por meio do Banco Mundial (BIRD). O local é composto por auditório, biblioteca, salas de aula para grupos individuais, estúdio, setor administrativo, refeitório, cozinha, despensa, vestiários, banheiros, laboratório de informática, quadra poliesportiva, estacionamento, pátio, além da oficina luthieria, utilizada para conserto de instrumentos.

A SCidades também é responsável pela aquisição de todo o mobiliário, tais como armários, mesas, cadeiras, longarinas, gaveteiros, bem com de cerca de 270 instrumentos musicais para o pleno funcionamento da escola. Dentre os instrumentos estão piano, violinos, violoncelos, flautas, saxofone, contrabaixos e clarinetes, além de outros.

A Vila da Música será uma escola de formação musical que tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento sociocultural e educacional dos estudantes e do público em geral através da música. O local abrigará a Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), entidade que ensina música clássica e popular para filhos de agricultores locais.

23.12.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades
Sabrina Lemos – (85) 3207.5249 ou 98603.0556  ( sabrina.lemos@cidades.ce.gov.br )

Expediente imprensa 23nov 2016-01