Hospital Regional do Cariri é referência em gestão e qualidade

27 de dezembro de 2016 - 17:16

Os diferenciais no atendimento são notados por quem está na ponta do processo: o paciente. Vítima de uma pneumonia grave, o morador de Jati, Odílio Alves da Silva, 80 anos, agradece o atendimento que teve no Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, da rede pública do Governo do Ceará. “Fui tão bem recebido aqui que até pensei em trazer a família pra ficar comigo. Nunca imaginei que poderia ser tão bem tratado dentro de um hospital. Estou recebendo alta, mas com uma pontada de saudade de todos que cuidaram de mim”, diz o paciente.

Apesar da resistência em ir ao hospital, mesmo após ser vítima de um derrame pleural, popularmente conhecido como água no pulmão, o aposentado José Vicente Ferreira, 87 anos, destaca a forma como foi tratado no HRC. “Cheguei a achar que iria morrer, pois não conseguia respirar de forma alguma, até que uma das minhas filhas me trouxe para o hospital regional. Nunca imaginei que seria tratado dessa forma. Se não fosse o atendimento recebido aqui, tenho certeza que hoje estaria morto. Sinto falta do aconchego da família, mas se tiver que voltar aqui, hoje sei que serei muito bem tratado”, explica José Vicente, morador de Juazeiro do Norte internado há quase um mês.

Referência no atendimento a trauma e AVC agudo, o Hospital Regional do Cariri recebeu o título de Acreditado com Excelência – Nível III da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que homologa requisitos de segurança e gestão integrada até o nível de excelência gerencial. O hospital foi o primeiro de nível terciário inaugurado no interior do Ceará e agora se consolida com o reconhecimento pela excelência nos serviços oferecidos à população dos 44 municípios que compõem a macrorregião do Cariri.

Certificações

Em 2014, o Hospital Regional do Cariri iniciou o processo de avaliação externa, no qual a ONA, por meio do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), conferiu a certificação de Acreditado Pleno – Nível 2. Com isso, o HRC tornou-se o primeiro hospital público do interior do estado com emergência e mais de 200 leitos, das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País a ser acreditado pleno. Dois anos depois, no processo de recertificação, a ONA atesta o amadurecimento do trabalho realizado por toda a equipe de gestão, colaboradores, além de prestadores de serviços e fornecedores, e desta vez o HRC recebeu a certificação de Acreditado com Excelência – Nível 3.

“Ser excelente na saúde é uma meta ousada, no entanto, comprovadamente possível. Fazer com que todos os colaboradores entendam o quão importantes são para o fortalecimento e aperfeiçoamento da unidade, é tão imprescindível, quanto cumprir os requisitos legais, possuir equipamentos com tecnologia de ponta e instalações adequadas”, destaca a diretora geral do HRC, Demostênia Coelho. De acordo com ela, quando o assunto é segurança assistencial, para prestar um trabalho com excelência, é necessário comprometimento, confiança e constância de propósitos. “E foi exatamente isto que todos os colaboradores do HRC fizeram. O resultado é muito orgulho e ainda mais responsabilidade”, ressalta.

Acreditação

Acreditação Hospitalar é uma certificação de qualidade, exclusiva para instituições de Saúde. O Sistema de Acreditação é uma metodologia reconhecida pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo concedida pela Organização Nacional de Acreditação. Esta certificação visa comprovar a segurança no gerenciamento de processos, tanto assistenciais como administrativos, reforçando a credibilidade, a confiança e a sustentabilidade da instituição, visando sempre uma assistência segura e de qualidade para população.

27.12.2016

Assessoria de Comunicação do Hospital Regional do Cariri
Raquel Oliveira
(88) 3566.3627 / 3566.3600

Expediente imprensa 05dez 2016-01