Governo do Ceará homenageia Ocara, Pindoretama e Redenção nesta quarta-feira (28)

28 de dezembro de 2016 - 11:00

Ocara, Pindoretama e Redenção são os municípios aniversariantes desta quarta-feira (28). Ocara e Pindoretama completam 29 anos e Redenção, 148 anos. Os municípios recebem uma homenagem especial do Governo do Ceará. Ocara, localizado na região Norte, a 101 km de Fortaleza, é formado pelos distritos de Ocara (sede), Arisco dos Marianos, Curupira, Novo Horizonte, Sereno de Cima e Serragem. Sua economia é baseada na agricultura e pecuária e indústrias alimentícias. Fazem limite com Ocara os municípios de Chorozinho, Cascavel, Morada Nova, Ibaretama e Aracoiaba. O IBGE estimou uma população de 25.261 habitantes para o ano de 2016.

Com uma população estimada de 20.430 habitantes para o ano de 2016, Pindoretama localiza-se na região Norte do Ceará, a 40 km de Fortaleza. Os municípios vizinhos são Cascavel, Aquiraz e Pacajus. Pindoretama apresenta pontos turísticos peculiares, como a Igreja Matriz de Pindoretama, os engenhos de cana-de-açúcar, a Feira do Mercado Público. Os turistas são atraídos também pelo festejo anual “Festival PindoreCana”, que visa a fortalecer a produção, o comércio, a tecnologia, o intercâmbio e as tradições do setor da cana-de-açúcar.

Redenção recebe esse nome por ter sido o primeiro município brasileiro a libertar todos os seus escravos. O município, localizado na região da Serra de Baturité, a 55 km de Fortaleza, é formado por quatro distritos, que são Redenção (sede), Antônio Diogo, Guassi e São Geraldo. A base da economia local provém da agricultura (bananas, cana-de-açúcar, milho e feijão) e pecuária (bovinos, suínos e avícola). Redenção limita-se com os municípios de Acarape, Palmácia, Aracoiaba, Guaiúba, Baturité, Pacoti e Barreira. O IBGE estimou uma população de 27.358 pessoas para o ano de 2016.

 

O Governo do Ceará produziu vídeos com os hinos e imagens características de Ocara, Pindoretama e Redenção. No decorrer do ano de 2016, foram contemplados todos os municípios aniversariantes com vídeos para serem exibidos nas escolas e em eventos. Foi uma forma de valorizar a história e a tradição de cada município cearense.

 

 

 

 

 

 

A todos os cidadãos de Ocara, Pindoretama e Redenção, os nossos parabéns!

28.12.2016

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898