Governador sanciona lei que institui evento religioso no calendário do Estado

29 de dezembro de 2016 - 21:43

A Festa dos Arcanjos é organizada pela Comunidade Católica Shalom, que une a devoção aos Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael

WEB TS1850O governador Camilo Santana sancionou, nesta quinta-feira (29), em solenidade no Palácio da Abolição, o projeto de lei que institui a Festa dos Arcanjos, celebração da Igreja Católica, no calendário oficial do Estado do Ceará. A partir de agora, o documento deve ser publicado no Diário Oficial do Estado, quando passa a entrar em vigor.

Para o governador Camilo Santana, o momento é de reconhecer o trabalho das comunidades e grupos católicos. “Atualmente, vivemos em uma sociedade de tanta disputa, egoísmo e violência, que nós precisamos alimentar o espírito de solidariedade, fraternidade e paz. Para mim é uma satisfação sancionar essa lei que coloca, oficialmente, no WEB TS1839calendário oficial do Estado, a Festa dos Arcanjos. Esse é um reconhecimento ao trabalho da Comunidade Católica Shalom, que é exemplo no Estado, no país e até no mundo”, parabeniza.

O autor do projeto, o deputado estadual Walter Cavalcante (PP), declarou que a festa vem ganhando grandes proporções. “Como o Ceará é um dos Estados mais católicos do Brasil e a Festa dos Arcanjos, há dez anos, vem tomando uma dimensão muito grande, chega o momento que o evento necessita de uma atenção do Governo porque abrange a população não só da Capital, mas também do interior cearense”, informa.

WEB TS1901O capelão do Centro Católico de Evangelização Shalom, padre Antônio Furtado, disse que a responsabilidade cresce com o apoio do Poder Executivo. “Hoje, com esse apoio, a Festa dos Arcanjos expande-se ainda mais e, para nós, é uma responsabilidade ainda maior. Estamos no rumo certo de acolher as pessoas, ir de encontro aos necessitados e de dar as mãos a realidade da sociedade, sobretudo no mundo da política, para levar o evangelho de Cristo”, pontua.

A Festa dos Arcanjos é organizada pela Comunidade Católica Shalom, que une a devoção aos Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael e na qual os fiéis invocam a proteção dos anjos. Após o Concílio Vaticano II, que discutiu a ação da Igreja, os Santos Arcanjos passaram a ser celebrados no dia 29 de setembro.


Devoção aos Arcanjos

No século VI já se celebrava a festa de São Miguel Arcanjo. No século IX, a Igreja instituiu a Missa em louvor dos Santos Anjos. No século XVI, o culto aos anjos já se estendia a toda a cristandade. Em 1670, o Papa Clemente X aprovou a festa universal dos Santos Anjos da Guarda para o dia 2 de outubro.

Cada um dos arcanjos tem um papel fundamental na história da salvação. Gabriel (Emissário do Senhor) é o Arcanjo da anunciação. Ele anunciou a Zacarias o nascimento de seu filho João Batista, que mais tarde se tornou o precursor de Jesus Cristo. Foi também ele que levou à Virgem Maria a notícia de que seria a mãe do Salvador. Suas intervenções na história da humanidade são retratadas nos Evangelhos.

Rafael (Deus Cura) é retratado no livro de Tobias na bíblia. Ele acompanha o jovem Tobias em uma longa viagem e intervém na cura de Tobit, pai do jovem, e de Sara, que se torna esposa do rapaz. Ele é o arcanjo da cura e o protetor das famílias. Miguel (Quem como Deus?) aparece no livro do Apocalipse combatendo e vencendo Lúcifer, que se revolta contra Deus e se torna Satanás (opositor). Papa Pio XII declarou São Miguel o protetor contra o ataque infernal.

29.12.2016

Fotos: Tiago Stille / Governo do Ceará

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem

Expediente imprensa 05dez 2016-01