Hospital César Cals recebe nova turma de internos de medicina no dia 4

29 de dezembro de 2016 - 19:41

Um dos primeiros eventos do ano no Hospital Geral Dr. Cals, da rede pública do Governo do Estado do Ceará, é a recepção dos novos internos de Medicina, que será realizado na quarta-feira, 4 de janeiro de 2017, às 8 horas, no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Avenida Imperador, 498, bairro Centro. O evento acontece duas vezes ao ano. Ao todo, o Hospital César Cals disponibiliza 90 vagas, divididas em duas turmas que iniciam o internato no começo de cada semestre.

O internato, que tem duração de 18 meses, está dividido em quatro momentos, nos quais os internos realizam suas atividades, supervisionados, na Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Ginecológica e Obstétrica, Neonatologia e Pediatria. Esta, realizada no Hospital Infantil Albert Sabin, também da rede pública do Governo do Estado.

A acolhida é um momento em que os novos internos são apresentados a todos os serviços do Hospital César Cals e aos respectivos responsáveis e chefias. Além disso, é uma maneira de integração entre os alunos, os preceptores, os gestores hospitalares e conhecimento do cotidiano da unidade. Cada representante fará uma apresentação introdutória sobre os serviços do hospital.

Solange Paiva, coordenadora do Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP), responsável pelo acolhimento dos internos, explica que o internato é o momento para consolidar todos os conhecimentos adquiridos nos primeiros quatro anos de estudos, na faculdade. “Além da apresentação de cada serviço, os internos receberão informações sobre a rotina hospitalar”, acrescenta. Ainda como parte da programação serão ministradas palestras sobre infecção hospitalar, epidemiologia e segurança do paciente.

O programa de internato no Hospital Geral Dr. César Cals é um dos mais tradicionais do Ceará. O início das atividades de estágio supervisionado para os estudantes de Medicina teve início no ano de 1967 e contemplava a área obstétrica.

29.12.2016

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals

Expediente imprensa 05dez 2016-01