CGE participa de oficina de trabalho do Projeto Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão

4 de Janeiro de 2017

O encontro teve como objetivo identificar os perfis dos usuários dos sistemas de Controle Social do Estado e debater suas principais demandas, auxiliando no desenvolvimento do projeto

 

Servidores da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) participaram, nesta quarta-feira (4), da segunda oficina de trabalho do Projeto Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão, realizada no Novotel Fortaleza, pela empresa Caiena Desenvolvimento de Software LTDA. O encontro teve como objetivo identificar os perfis dos atuais usuários dos sistemas de Ouvidoria, Acesso à Informação e Transparência do Estado, auxiliando no desenvolvimento  do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão.

Para um dos diretores da Caiena, Eduardo Assis, é preciso compreender o pensamento dos usuários para identificar suas necessidades e implementá-las ao novo sistema. “Nosso principal objetivo hoje é envolver os profissionais que trabalham com Ouvidoria e Transparência na tentativa de levantar hipóteses e fazê-los pensar sobre quais são os perfis dos usuários dos principais sistemas de controle social do Estado. Nós também queremos entender quais as principais demandas desses usuários e suas motivações no momento de registro. Isso tudo nos auxiliará na construção do novo sistema”, destacou.

Durante a oficina, reunidos em grupos, profissionais das áreas de Ouvidoria e Transparência, Comunicação Social e Tecnologia da Informação, exploraram acerca das fontes de dados, premissas e diretrizes que serão utilizadas para o desenvolvimento da coleta de dados do projeto. Ainda na ocasião, foram apresentadas fontes de dados secundários que permitem o levantamento de informações sobre tendências no Brasil e no Mundo no que se refere à Ouvidoria, Acesso à Informação e Transparência.

Ao longo deste segundo ciclo de trabalho do projeto, a empresa Caiena desenvolverá, com base nos estudos levantados, os seguintes produtos: um blog, para registrar a memória do projeto; o esboço de um Plano de Comunicação, que terá como objetivo incentivar a participação da sociedade; um levantamento das bases de dados e mapeamento do parque tecnológico da CGE; e um Relatório Sistemático do ciclo de trabalho. A previsão de entrega do segundo ciclo de trabalho é janeiro deste ano.

Saiba mais

O Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão prevê a interligação, por meio de uma única interface, dos atuais Sistemas de Ouvidoria, Acesso à informação e Transparência do Estado do Ceará, garantindo mais facilidade e agilidade no uso das ferramentas pelo cidadão. Além disso, o projeto também conta com a criação de um banco de dados para facilitar o acesso de pesquisadores e especialistas.

04.01.2017

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Expediente imprensa 05dez 2016-01