DAE fecha o ano com 80 obras concluídas

4 de janeiro de 2017 - 13:44

O Governo do Ceará entregou para a população na última semana a Delegacia 24 horas de Sobral. Com a obra, que contou com projeto e acompanhamento técnico do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE), contabiliza-se mais de 80 equipamentos com obras físicas finalizadas sob supervisão do órgão, que atualmente fiscaliza quase 400 obras em todo o Estado.

“Neste momento é importante destacar a ação de interveniência técnica do DAE, garantindo que as obras do Governo do Estado possam ser concluídas de forma econômica, garantindo a padronização de especificações técnicas de alto padrão técnico e tendo em vista a celeridade”, afirmou o superintendente do órgão, Sílvio Campos. Dentre as obras concluídas destacam-se o Centro de Formação Olímpica (CFO), o Hospital Regional do Sertão Central – Quixeramobim, Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis), além Escolas de Ensino Médio e Escolas Profissionalizantes em várias regiões do Ceará.

O superintendente destaca também os projetos de arquitetura, que entre novos, vistorias, análise de projetos realizados por escritórios externos e orçamentos, somam mais 1129 no ano de 2016. “Destacamos as ações do Projeto Mais Infância, os Centros de Educação Infantil e as Delegacias, aos quais o DAE tem dado acompanhamento, desde a análise dos terrenos à adaptação dos espaços existentes”, salientou.

Além da fiscalização e projetos, o DAE também é o responsável por acompanhar as obras de manutenção predial e realizar avaliação de imóveis estaduais. Ao todo foram 154 obras de manutenção realizadas no ano, com investimento de quase R$ 24 milhões de reais. Nas vistorias, 147 imóveis foram analisados e juntos foram avaliados e, com a venda, podem vir a gerar a receita de mais de 450 milhões de reais.

Comitês Setoriais

Outro destaque do ano foram as ações dos Comitês Setoriais de Educação e Segurança, que trabalham em áreas prioritárias para o Governo do Ceará. Acompanhando o Pacto por um Ceará Pacífico, o Comitê Setorial de Segurança do DAE fez intervenção em equipamentos públicos no Vicente Pinzon e Bom Jardim. Em busca de melhorias, o Comitê visitou em 2016 projetos modelo no sistema educativo nacionais e soluções possíveis para adequar os projetos existentes às resoluções de órgãos internacionais. Também foi projetado e dado a Ordem de Serviço do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), órgão que promoverá a articulação entre todas as instituições responsáveis pelo atendimento socioeducativo e vai ficar instalado no bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza.

Manual de Obras

Lançado no início de dezembro, numa parceria entre a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Seinfra e suas vinculadas, DAE e DER, o Manual de Obras Públicas e Serviços de Engenharia do Estado do Ceará foi confeccionado como um respaldo técnico para o trabalho do órgão.

A publicação trata-se de uma ferramenta, que traz um conjunto detalhado de informações acerca dos procedimentos necessários para a execução de obras públicas, como a descrição das modalidades de licitações públicas, lista de licenças obrigatórias, dentre outras orientações a serem seguidas por todas as setoriais ao solicitar a interveniência do DAE. “Uma vez que traz procedimentos as legislações que regulamentam obras e serviços de engenharia no Estado e no País, o manual servirá de referência, bem como assegurará a busca pela excelência nas obras da administração pública estadual”, conclui Sílvio Campos.

Mirante da Lagoinha

Mirante da Lagoinha

 

04.01.2017

Assessoria de Imprensa do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE)
Letícia Maria / leticia.maria@dae.ce.gov.br
85 9 8545.5048

Expediente imprensa 05dez 2016-01