Central Fácil: Governo do Ceará oferta capacitações gratuitas para empreendedores

12 de Janeiro de 2017

Os interessados devem se inscrever na Central Fácil do Centro, situada na rua Pedro Borges, nº 20, ou pelo telefone 31012748

A chegada do Ano Novo reascende as perspectivas de capacitação e requalificação profissional, de busca por um novo emprego ou abertura do próprio negócio. Nesse sentido, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) reinicia no próximo dia 18 de janeiro, por meio da Central Fácil, a temporada de cursos e oficinas gratuitos, em várias áreas, para micro e pequenos empreendedores individuais, renovando o compromisso celebrado em 2016, quando promoveu a abertura de 4.055 novas microempresas individuais, Limitadas e Empreendedores Individuais (EI) no Estado, somente por meio da Central Fácil.

“A capacitação é o diferencial para empreender com bons resultados, por isso investimos em cursos e palestras para que o trabalhador cearense tenha destaque dentro do nosso mercado. Acredito na criatividade do nosso povo e sinto orgulho em saber que atuamos na qualificação e potencialização de cada cidadão que procura as unidades da Central Fácil”, destaca o titular da STDS, Josbertini Clementino, ao anunciar as novas capacitações, que, neste mês, começam no dia 18 e seguem até o próximo dia 26.

O objetivo, explica Josbertini, é estimular o gerenciamento eficaz e as estratégias de marketing das pequenas empresas, a partir da qualificação de seus gestores e funcionários. Dessa forma, acrescenta o secretário, estão sendo ofertadas, neste mês, quatro oficinas: Planejamento financeiro; Marcas e Patentes; “Um Escritório Diferente” e a cultura do coworking e a Nova Estratégia de Gestão de Negócios em Tempos Incertos e de Crise. Consultorias individuais sobre “Marcas e Patentes” também serão ofertadas todas as segundas-feiras, e sobre “Desenvolvimento de Empresas”, uma vez por mês.

 

Planejamento e inovação

A oficina “Planejamento financeiro” acontece na próxima quarta-feira (18), de 14h às 17h, e tem como foco estimular os empreendedores a construir seus próprios planos de negócios e calcular seus custos, bem como formar seu preço de venda para atuar com sucesso no mercado de trabalho.

No dia 19, de 14h às 16h, a Central Fácil, em parceria com a empresa Eu Registro, realizará a oficina “Marcas e Patentes”, que vai debater a importância da marca para os empreendimentos. Serão abordados os temas: Qual é a marca do seu negócio? Será que a sua marca já tem dono? Como proteger a marca pelo registro no INPI e como utilizar a plataforma de Empreendedorismo Social.

Já no dia 24, de 14h às 16h, a capacitação “Um Escritório Diferente”, que acontece em parceria com a empresa Coworking, vai orientar o público sobre essa nova forma de encarar o ambiente de trabalho, que perpassa pelo modo como as pessoas se relacionam dentro e fora do espaço corporativo, apresentando a cultura do coworking, que atua com ambientes pensados para o trabalho autônomo.

A palestra “A Nova Estratégia de Gestão de Negócios em Tempos Incertos e de Crise” acontece no dia 26, de 14h às 16h, e explanará sobre os desafios dos empreendedores em tempos difíceis, indicando alternativas que possam ajudar a enfrentar esses problemas, expandindo a consciência empreendedora dos participantes.

Central Fácil: onde buscar atendimento

• Fortaleza

– Rua Pedro Borges, 20, Centro – 3101.2748 ou 3101-2750

– Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408, Messejana (Unidade Vapt Vupt) – 3218.5200

Leia mais: Abertura de empresas é maior que o dobro de extinções em 2016

12.01.2017

Assessoria de Comunicação e Eventos
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
Fone: (85) 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline

Expediente imprensa 05dez 2016-01