Primeira-dama do Estado diversifica ações para o desenvolvimento infantil em 2016

12 de janeiro de 2017 - 14:34

A primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, idealizou o Programa Mais Infância Ceará e realizou diversas ações para estimular o desenvolvimento das crianças cearenses

R20160601160050  MG 7013O ano de 2016 foi repleto de realizações em prol das crianças cearenses. A infância é prioridade da primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, que idealizou o Programa Mais Infância Ceará, lançado em agosto de 2015. Onélia é presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil (CPDI), que articula ações no Estado para a infância.

“Estou muito feliz com as diversas ações realizadas através do Programa Mais Infância Ceará. O ano 2017 vem com grandes novidades, novas ações e projetos que serão executados em prol das nossas crianças”, ressalta Onélia.

O Programa Mais Infância Ceará está estruturado em três pilares. O Tempo de Brincar constrói e revitaliza espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira. Nesta linha, Onélia implantou o projeto Praia Acessível, que oferece espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias possibilitando o acesso de pessoas com deficiência ao mar. E através da Secretaria de Cultura do Estado, foi lançado o Edital de Cultura e Infância, primeiro edital em todo o Brasil que destina R$ 1 milhão para a projetos culturais voltados para o público infantil. Foi lançada ainda a série “Tempo de Brincar”, composta por cinco documentários sobre as formas de brincar das crianças do Ceará, em produção da TV Ceará, com idealização do Gabinete da Primeira-Dama e Instituto Dragão do Mar, com apoio do Fundo das Nações Unidas para R ARI0319a Infância (Unicef). A parceria com o Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc/CE) levou as ações de arte, cultura e lazer do Arte na Praça para 44 municípios cearenses; e o Espaço Mais Infância, na Praça Luíza Távora, em Fortaleza, atendeu mais de 18 mil de crianças e pais desde a inauguração em dia 24 de fevereiro de 2016. Foi inaugurado o novo espaço da Cidade da Criança do Hospital Albert Sabin, voltado para terapia recreativa por meio de uma parceria público-privada do programa Mais Infância Ceará com o Hias e o Grupo M.Dias Branco. Além da realização da licitação para implantação de brinquedocreches, brinquedopraças e Praças Mais Infância nos municípios cearenses.

R MG 9334O Tempo de Aprender entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creche. Entre as principais atuações neste pilar está a entrega do Centro Comunitário Dr. José de Magalhães Porto Filho e do Centro de Educação Infantil (CEI) São Vicente de Paulo, na Comunidade das Quadras, em ação integrada do Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, em parceira com a C.Rolim Engenharia, Fundação Beto Studart e apoio da Associação Comunitária São Vicente de Paulo e Central Única das Favelas (Cufa). E ainda a assinatura da ordem de serviço, em Horizonte, para a construção de dois Centros Educacionais Infantis (CEIs), além da ordem de serviço de 54 CEIs dadas no ano de 2015.

 ARI4405 webJá o Tempo de Crescer visa a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores. Foram implantados, por exemplo, 19 Núcleos de Estimulação Precoce, no total de 4.669 atendimentos para acompanhamento de 330 crianças com atraso no desenvolvimento e suas famílias; capacitados profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) nos 36 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e realizadas visitas domiciliares em 34 destes municípios para o acompanhamento de 3.247 famílias; além de formados 700 agentes comunitários de saúde e 120 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família na área do desenvolvimento infantil.

Capacitação

Ainda com o intuito de capacitar os profissionais que lidam com as crianças, o Gabinete da Primeira-Dama participou e realizou eventos em parceria com órgãos e secretarias estaduais. Entre eles estão: o Seminário Mortalidade Neonatal – desafios da atenção à saúde da criança, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), com o objetivo de debater com os profissionais dos três níveis da atenção à saúde sobre a situação epidemiológica da mortalidade neonatal no Estado e as estratégias para a sua redução; o I Simpósio da Primeira Infância, para trocas de experiências sobre educação e saúde infantil, uma parceria da Escola de Saúde Pública do Ceará e do Curso de Mestrado Profissional na Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual do Ceará (Uece); o Encontro sobre Estratégia de Ação Rápida para o Fortalecimento da Atenção à Saúde da Proteção Social de Crianças com Microcefalia, com o intuito de fortalecer junto aos gestores municipais a parceria das ações de saúde e assistência social para o atendimento das crianças e suas famílias com casos de microcefalia, realizado pelo Gabinete da Primeira-Dama, Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e Sesa.

Aleitamento materno

O Governo do Ceará promoveu ainda uma vasta programação na Semana do Aleitamento para reforçar a importância da amamentação com a comunidade, com as mães gestantes e as que estão amamentando. Entre as atividades o Seminário Estadual do Aleitamento Materno, para estimular o aleitamento materno, sensibilizar e capacitar os profissionais e gestores da saúde para a importância de apoiar as mães no ato de amamentar. O evento aconteceu na Semana Mundial do Aleitamento Materno com o tema “Amamentação: uma chave para o desenvolvimento sustentável”.

Mês das Crianças

Em comemoração ao mês das crianças, o Estado promoveu uma vasta programação para o desenvolvimento infantil, articulada pelo Gabinete da Primeira-Dama, e realizada por meio dos órgãos e secretarias estaduais.

12.01.2017

Fotos: Ariel Gomes, Tiago Stille, Max Marduque e Franco Neto

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
Déborah Vanessa
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br

Expediente imprensa 05dez 2016-01