Terça-feira (24) é dia de doar sangue no HGF

23 de janeiro de 2017 - 17:33

 

Nesta terça-feira (24), o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), ambos da rede pública do Governo do Ceará, realizarão uma campanha de doação de sangue. A unidade móvel do Hemoce estará no estacionamento principal do HGF, das 9 às 17 horas. Os voluntários também terão a oportunidade de fazer o cadastro para serem doadores de medula óssea. A coleta é aberta ao público e tem como objetivo incentivar funcionários, acompanhantes, visitantes a doarem sangue no hospital e ajudar a salvar vidas.

O HGF é uma das 388 unidades de saúde que recebem bolsas de sangue do Hemoce, sendo o maior hospital público do Estado e o que mais realiza transfusão de sangue, uma média de mil transfusões mensais. A campanha faz parte do programa de captação do hospital, com a finalidade de reforçar o estoque do Hemoce, que precisa no mínimo de 250 doações diárias.

A parceria entre o HGF e o Hemoce busca também conscientizar os profissionais de saúde sobre o uso racional do sangue. Para a enfermeira coordenadora da agência transfusional do HGF, Enaile Mororó, em 2016, a campanha teve resultados positivos. O HGF conseguiu sair das 1.500 transfusões mensais para uma média de 1.100 por mês. “Isso é muito bom, pois estamos cada vez mais fazendo o uso consciente de bolsas de sangue”, comemora.

Com apenas uma bolsa de sangue é possível salvar até quatro vidas já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes. Todo o processo de doação leva aproximadamente 45 minutos.

Para ser um doador de sangue é necessário:

● Estar saudável
● Apresentar um documento oficial com foto
● Ter entre 16 e 69 anos de idade
● Pesar mais de 50kg
● Estar bem alimentado

Os jovens com menos de 18 anos devem apresentar um termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal.

Serviço:

Doação de sangue no HGF
Dia: 24 de janeiro de 2017
Horário: 9 às 17 horas
Local: Estacionamento do HGF – Rua Ávila Goulart, 900, Papicu

 

 

23.01.2017

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
 debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF

 

Expediente imprensa 05dez 2016-01