Programa ‘Alô Sertão’: Tecnologia muda a realidade de milhares de cearenses

24 de janeiro de 2017 - 16:11

Hoje já são 295 distritos cearenses que contam com telefonia celular e sinal de internet 3G de qualidade

A tecnologia está presente no dia a dia de todos nós, seja no trabalho, na educação ou no lazer. Mas o que parece normal para muitos, não faz parte da vida de cearenses que vivem, principalmente, nos distritos do interior do Estado. Essa realidade, porém, vem mudando desde o início da implantação do programa “Alô Sertão”, realizado pelo Governo do Ceará. Hoje já são 295 distritos cearenses que contam com telefonia celular e sinal de internet 3G de qualidade. “O sinal de RCamoc Amarelas 02telefonia celular e internet 3G não impacta apenas na comunicação. A economia desses lugares também experimenta um avanço, já que as atividades econômicas, como o comércio, por exemplo, ficam mais fáceis com a chegada dessa tecnologia”, ressalta o secretário da Infraestrutura, André Facó.

A operadora habilitada para o fornecimento da rede é a VIVO. A empresa apresentou o projeto que melhor se encaixou quanto aos aspectos técnicos e operacionais exigidos pelo Governo. A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) é a responsável técnica do programa. Os técnicos do órgão fiscalizam e homologam as antenas instaladas pela operadora. “Das 295 localidades beneficiadas com a tecnologia 3G, 135 já passaram pela inspeção. Destas, 73 foram aprovadas”, destaca o coordenador de Comunicação e Energia da Seinfra, Elpídio Câmara.

Incentivo fiscal

A operadora VIVO, responsável pela instalação das antenas do programa “Alô Sertão”, recebe incentivo fiscal, o chamado crédito presumido do ICMS, regulamentado no Decreto 31.499, de 24 de março de 2014. A lei dispõe sobre a concessão de incentivo fiscal às empresas prestadoras de serviços de telefonia móvel que destinam recursos em investimento de infraestrutura para o setor em localidades onde o serviço ainda não chegou.

A iniciativa é sistematizada pela Coordenadoria de Energia e Comunicações (CEC) da Seinfra, que acompanha todo o processo mediante vistoria técnica, análise das especificações técnicas, compatibilidade dos equipamentos instalados e da análise do valor do investimento, repassando-o à Secretaria da Fazenda (Sefaz), que realiza o atendimento das condições tributárias da operação.

Tecnologia de ponta

Nas 295 localidades já atendidas pelo programa “Alô Sertão”, foram instalados equipamentos compatíveis com a tecnologia 3G, padrão UMTS, semelhante ou superior. O UMTS, da sigla em inglês Universal Mobile Telecommunication System, oferece maior qualidade na telefonia, tarifação adequada, serviços personalizados, facilidade na implementação de novos serviços nessa área e alta capacidade.

Os trabalhos começaram em junho de 2014 e foram divididos em oito lotes. A expectativa é que até o final do convênio, a população de 475 distritos, distribuídos por 145 municípios cearenses, tenham acesso ao serviço de comunicação e transmissão de dados via 3G. O cronograma de instalação é definido pela operadora VIVO.

Veja aqui a lista dos distritos atendidos pelo programa “Alô Sertão”.

24.01.2017

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Infraestrutura – SEINFRA
Marco da Escóssia – (85) 98898-4318 ou (85) 3216-3764
Twitter: @seinfrace
Facebook:

Expediente imprensa 05dez 2016-01