Agentes do Ceará vão reforçar o sistema prisional do Rio Grande do Norte

25 de janeiro de 2017 - 16:36

A Força-Tarefa foi instituída pelo Ministério da Justiça e Cidadania para atuar na gestão da crise que atinge o sistema penitenciário do Estado

 

O Ceará enviou nesta quarta-feira (25) um grupo de dez agentes penitenciários especializados em intervenção penitenciária para compor a chamada Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP). A Força-Tarefa foi instituída pelo Ministério da Justiça e Cidadania para atuar na gestão da crise que atinge o sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. Além do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal também enviaram agentes.

Ao todo, 70 agentes de segurança exercerão atividades de guarda, vigilância e custódia de presos em caráter extraordinário. O objetivo é controlar a situação nos estabelecimentos penais. A solicitação para a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará colaborar com o efetivo veio em função de o Estado contar com um grupo especializado cujo trabalho tem reconhecimento nacional.

Os dez agentes enviados integram o Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape). “Os agentes penitenciários são quem de fato conhecem a rotina prisional, as atividades e intervenções necessárias para agir em um momento de crise como esse. Os grupos táticos têm uma função muito importante, nesse momento”, destaca o coordenador operacional do Sistema Penitenciário (Cosipe), Alexandre Leite.

Os agentes foram cedidos por 30 dias, mas o período pode ser prorrogado, como prevê a Portaria.

A secretária da Justiça e Cidadania do Estado, Socorro França, considera que o pedido é um reconhecimento ao bom trabalho que vem sendo realizado no Estado pelos agentes penitenciários. “Nossos grupos táticos têm toda a expertise para atuar em momentos como esse. Acreditamos que receber esse pedido do Ministério da Justiça é uma chancela ao trabalho que vem sendo feito no Ceará”, pontua.

25.01.2017

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara

Expediente imprensa 05dez 2016-01