Controle Social: Segundo ciclo de trabalho do Projeto Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão é finalizado

25 de Janeiro de 2017

A etapa previa o levantamento de dados secundários para a construção de um banco de dados específicos do projeto

 

O secretário Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, Flávio Jucá, e o secretário adjunto, Marconi Lemos, receberam na manhã desta quarta-feira (25), membros da Caiena Desenvolvimento de Software LTDA, empresa contratada para desenvolver o Projeto Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão, para a entrega dos produtos desenvolvidos durante o segundo ciclo de trabalho do projeto. Na ocasião, os membros da empresa apresentaram o Relatório Analítico sobre Usuários, Demandas, Desafios e Oportunidades Ligadas à Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação: Uma Visão Articulada entre o Ceará, o Brasil e o Mundo.

“Com o encerramento deste segundo ciclo de trabalho, nós estamos entregando à CGE além do Relatório Sistemático do Ciclo de Trabalho, onde estão as atividades desenvolvidas na segunda etapa do projeto, um levantamento das bases de dados e mapeamento do parque tecnológico da CGE, o esboço de um Plano de Comunicação, que pretende fomentar a participação dos cidadãos e um Relatório Analítico sobre Usuários, Demandas, Desafios e Oportunidades ligadas à Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação: Uma Visão Articulada entre o Ceará, o Brasil e o Mundo. Tais materiais poderão ser utilizados posteriormente pela CGE em suas atividades corriqueiras”, destacou o coordenador geral do projeto, Nilson Oliveira, sobre os produtos entregues.

O segundo ciclo de trabalho teve como objetivo realizar um levantamento de dados secundários para a construção de um banco de dados específicos. Além de auxiliar no entendimento de contextos ligados às diretrizes do projeto, demandas dos usuários do sistema e de usuários do Estado, o levantamento auxiliará na identificação dos públicos que utilizarão a ferramenta.

Além dos produtos previstos para o segundo ciclo, o especialista em finanças públicas, Sérgio Luís de Moraes Pinto, apresentou o artigo “Transparência, Finanças Públicas e Ética: o exemplo de Graciliano Ramos”, uma reflexão sobre a transparência das finanças no meio público a partir de dois relatórios feitos por Graciliano Ramos enquanto prefeito de Palmeira dos Índios, município de Alagoas.

Saiba mais

O Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão prevê a interligação, por meio de uma única interface, dos atuais Sistemas de Ouvidoria, Acesso à informação e Transparência do Estado do Ceará, garantindo mais facilidade e agilidade no uso das ferramentas pelo cidadão. Além disso, o projeto também conta com a criação de um banco de dados para facilitar o acesso de pesquisadores e especialistas.

25.01.2017

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Expediente imprensa 05dez 2016-01