Dragão do Mar recebe 10ª Bienal da UNE

26 de Janeiro de 2017

A Bienal da UNE, considerado o maior festival estudantil da América Latina, chega à sua 10ª edição e vai celebrar os seus quase 20 anos de existência com uma ocupação cultural da capital do Ceará, Fortaleza.Entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2017, cerca de cinco mil estudantes vindos de todas as regiões do país vão se integrar ao povo cearense e fazer do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e da Praia de Iracema a referência da produção artística desenvolvida pela juventude brasileira.

 

Esta décima edição traz o tema “Feira da Reinvenção”, inspirado no potencial criativo do povo brasileiro e na possibilidade de reinvenção de linguagens, estéticas, formas de luta e de arte a partir da imagem das feiras populares.

 

A 10ª Bienal também dará início às festividades dos 80 anos da UNE, comemorados no dia 11 de agosto. “Para a UNE, é uma honra poder ser recebida em um Estado que reserva tanta história, tanta luta e uma cultura tão rica. Acredito que as trocas que serão possibilitadas nesta edição, com o encontro de gente de todo o Brasil, vão criar um ambiente bem diverso e instigante, de reinvenção e muita criatividade”, explica a presidenta da UNE, Carina Vitral.

 

FORTALEZA: CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

 

A programação da Bienal apresenta um qualificado rol de convidados entre pensadores, artistas e ativistas com o objetivo de reunir as diversas linguagens e expressões culturais, valorizar a identidade nacional e conectar as produções estudantis de todas as regiões do país.

 

A 10ª Bienal da UNE vai ocupar durante quatro dias (29/1 a 1º/2) o Centro Dragão do Mar De Arte e Cultura, ponto turístico da capital equipado com museus, cinemas, teatros, café, biblioteca e uma grande praça verde. Inaugurado em 1999, na antiga área portuária da Praia de Iracema, o projeto é uma homenagem a Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, jangadeiro que liderou uma greve contra a escravidão em Fortaleza. Suas formas arrojadas foram concebidas pelos arquitetos cearenses Delberg Ponce de Leon e Fausto Nilo. A construção reinventou a região e hoje o seu entorno possui bares, restaurantes, lojas de artesanato, teatros e outros centros de cultura, como a Caixa e o Sesc Iracema.

 

HISTÓRIA DA BIENAL DA UNE

 

Em 1999, com a realização da 1º Bienal em Salvador (BA), a UNE retomou com vigor o seu trabalho cultural que teve destaque na década de 1960 com o famoso Centro Popular de Cultura (CPC). Na segunda edição, realizada em 2001 no Rio de Janeiro, esse projeto cresceu com a criação do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA), uma rede de produção e fomento à arte nas universidades do país.

 

Depois, a UNE deu continuidade ao caráter itinerante das Bienais e norteou o festival para temas que representam algum dos elementos formadores do povo brasileiro. Já foram discutidos a cultura popular (Recife, 2003), a integração do Brasil com a América Latina (São Paulo, 2005), as relações do país com a África (Rio, 2007), as raízes do Brasil (Salvador, 2009), o samba (Rio, 2011), a influência da cultura nordestina (Recife, 2013) e as diferentes formas de linguagem no país (Rio, 2015).

 

Já passaram pela Bienal Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Ariano Suassuna, Abdias Nascimento, Alceu Valença, Ziraldo, Tom Zé, Martinho da Vila, Augusto Boal, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Lenine, Naná Vasconcelos, Criolo, Pitty e muitos outros personagens.

 

SERVIÇO

10ª Bienal da UNE
29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2017
R$ 150 (até 25 de janeiro)
Centro Dragão do Mar (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza, Ceará)
www.une.org.br

 

SUGESTÕES DE ENTREVISTAS

Carina Vitral – Presidenta da UNE
Patrícia Matos – Coordenador do CUCA da UNE
Mel Gomes – Diretora de Cultura da UNE

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA E AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS

 

Contra Regras – Comunicação
Rafael Minoro
Tel.: (11) 9 8614.2689 / (11) 2503.1978
e-mail: imprensa@une.org.br

 

Sara Puerta
Tel.: (11) 9 9827.9651
sarapuerta@gmail.com

Artênius Daniel
Tel.: (31) 9 9387.1105
artenius@contraregras.com.br

 

26.01.2016

 

Luar Maria Brandão
Assessoria de Comunicação do Instituto Dragão do Mar
Telefones: +55 85 3488.8625/ +55 85 98970.8081