Governador Camilo Santana lança #ChegueiEnsinoMédio nesta sexta-feira (27)

27 de janeiro de 2017 - 11:00

O governador Camilo Santana vai lançar, nesta sexta-feira (27), a partir das 8h, no Centro de Eventos do Ceará, o #ChegueiEnsinoMédio. A iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), faz parte de um conjunto de ações para dar boas-vindas e garantir que todo aluno que terminou o 9º ano nas escolas municipais inicie o Ensino Médio na rede pública estadual de ensino.

 

Serão recepcionados pelo governador 1.000 representantes dos estudantes, além de prefeitos, secretários municipais da Educação e gestores escolares de cada um dos 184 municípios cearenses. O evento também contará com a presença da vice-governadora, Izolda Cela, do secretário da Educação, Idilvan Alencar, e de deputados e representantes de instituições ligadas à educação.

 

O lançamento do #ChegueiEnsinoMédio apresentará aos novos alunos as principais ações do Governo do Ceará voltadas ao Ensino Médio, além de garantir que todos os alunos ingressem no 1º ano e sejam motivados a concluir a última etapa da educação básica com sucesso. “O #ChegueiEnsinoMédio é uma forma de recepcionar e mostrar aos estudantes o que espera por eles em nossas escolas. Iniciamos 2017 com entusiasmo e receberemos nossos alunos em ambientes que passaram por um processo de melhorias estruturais e fortalecimento no campo pedagógico”, destaca o secretário Idilvan Alencar.

 

Para motivar os estudantes nesta nova etapa escolar, os jovens assistirão à aula do professor Pachecão, que, com criatividade e irreverência, vai compartilhar os conceitos de física e suas experiências de vida e na sala de aula.

 

Dos 1.000 estudantes que estarão no lançamento, 955 são do Interior e virão à Capital pela primeira vez. Eles chegam em Fortaleza nesta quinta-feira (26) e conhecerão pontos turísticos como o Cineteatro São Luiz, a Praça do Ferreira e a Arena Castelão, além de participarem de um city tour pelas praias.

 

Programação especial

 

O #ChegueiEnsinoMédio vai ser realizado nas escolas da rede pública estadual até o fim de fevereiro. As instituições de ensino prepararam uma programação especial para esse momento de acolhimento e boas-vindas. Cada escola terá autonomia para definir sua agenda. Serão ofertadas propostas diferenciadas de motivação e integração que despertem o interesse e a valorização dos estudos no Ensino Médio. Entre as ações previstas estão palestras, oficinas, minicursos, além de atividades culturais e de lazer.

 

Estrutura da rede estadual

 

A Secretaria da Educação tem como missão garantir a educação básica com equidade e foco no sucesso do aluno. A rede estadual conta com 710 escolas e 448 mil alunos. É responsável pela oferta do Ensino Médio, enquanto compete aos municípios a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, este último, compartilhado com o Estado, onde o município solicitar colaboração.

 

O parque escolar da rede estadual vem passando por transformações essenciais. Foram construídos e reformados diversos espaços com o objetivo de propiciar um melhor desempenho aos profissionais das escolas e alunos.

 

Atualmente, uma em cada quatro escolas funciona em tempo integral. Em 2017, serão 71 escolas regulares com esta modalidade de ensino, as quais se somam as 116 Escolas Estaduais de Educação Profissional que ofertam cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. A expansão da jornada prolongada se dará gradualmente até 2018.

 

Serviço

Lançamento do #ChegueiEnsinoMédio
Data: 27 de janeiro de 2017
Horário: 8h
Local: Centro de Eventos do Ceará – Salão Almofala – Pavilhão Oeste – Entrada pelo Portão C (Avenida Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)

 

26.01.2017

 

Assessoria de Comunicação da Seduc
3101.3972