Dia Nacional da Visibilidade Trans: Governo do Ceará lança campanha contra discriminação

29 de Janeiro de 2017

A Coordenadoria Especial de Política Públicas para LGBT do Gabinete do Governador lança a campanha “Nós somos diferentes, mas o respeito deve ser igual!” com o objetivo de celebrar o 29 de Janeiro – Dia Nacional da Visibilidade de Pessoas Travestis, Homens e Mulheres Trans.  

A campanha tem a finalidade de chamar toda a sociedade para um debate acerca do respeito a essa população que ainda é alvo de preconceito, discriminação e inúmeras violências cotidianas como, por exemplo, a utilização do seu nome social em documentos oficiais, além do restrito acesso a serviços que garantam sua saúde integral.

No dia 29 de janeiro é celebrado o Dia da Nacional da Visibilidade Trans, marco da luta pela cidadania e respeito às travestis, homens e mulheres trans. A data foi criada em 2004 e tem como objetivo ressaltar a importância do respeito a esse grupo na sociedade brasileira, é uma data simbólica destinada a lembrar a luta de pessoas transgêneras (travestis e transexuais) pelo respeito à identidade gênero, orientação sexual, e direitos básicos que são diariamente negados dentro da sociedade.

Ainda hoje, a população de trans e travestis tem grande dificuldade no acesso à educação, trabalho e saúde, além de ser vítima de violência e preconceito diariamente.

Na perspectiva de que seja direito de cada cidadão e cidadã ser tratado/a com respeito, entende-se que todas as pessoas devem se unir para combater a TRANSfobia (ódio, repulsa, violências, preconceito e discriminação contra pessoas Travestis e Transexuais.

Se você presenciar uma situação de transfobia, ligue 100 e contribua para um Ceará com mais respeito e direitos iguais para todos.

dia-nacional-trans

29.01.2017

 

Coordenadoria de Políticas Públicas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (COLGBT/CE)
Fones: (85) 31333713/31333714
Silva Paulet, 334 – Meireles
Fortaleza-CE

Expediente imprensa 05dez 2016-01