Matrículas de alunos novatos na rede estadual têm início nesta segunda-feira (30)

30 de janeiro de 2017 - 12:32

 

Para realizar o procedimento, é necessário levar cópia da certidão de nascimento e transferência ou declaração de escolaridade, além de uma pasta escolar e duas fotos 3×4

    Os alunos novatos na rede estadual de ensino poderão fazer matrícula nas escolas a partir desta segunda-feira (30). A mobilização é voltada, principalmente, para estudantes oriundos da rede particular ou de outro Estado. Para realizar o procedimento, é necessário levar cópia da certidão de nascimento e transferência ou declaração de escolaridade, além de uma pasta escolar e duas fotos 3×4. A ausência de qualquer um desses documentos, no entanto, não impedirá o atendimento. É recomendável que o aluno do ensino médio apresente também RG e CPF.

    O aluno deve se dirigir à unidade de ensino mais próxima do local onde mora para fazer a matrícula. Caso o limite de vagas já tenha sido atingido, o estudante será encaminhado a outro estabelecimento de ensino da rede estadual na mesma região para fazer a matrícula.

    Na rede estadual cearense, o processo de matrícula ocorre em quatro momentos, sendo que em cada um é atendido um grupo específico de estudantes. A primeira etapa é a confirmação dos alunos veteranos por parte de pais e responsáveis ou do próprio estudante sobre a sua permanência na escola. Em seguida, é feito o remanejamento de alunos entre as unidades da rede estadual. A terceira etapa é direcionada ao remanejamento externo, em que as redes estadual e municipais se organizam para atender à demanda de matrícula da rede pública. Na quarta e última fase, que começa no dia 30, são recebidos os alunos novatos.

    A partir do ato da matrícula, tem início a organização do processo de ensino e aprendizagem que vai ser desenvolvido durante o ano letivo na rede pública. Esta articulação, além de fortalecer a parceria entre os dois entes federados, visa agilizar o processo, facilitando o atendimento à população. A Seduc ressalta que o importante é assegurar o ingresso de todos na escola.

3101.3972

Assessoria de Comunicação da Seduc

Foto: acervo Ascom / Governo do Ceará

Expediente imprensa 05dez 2016-01