Sejus recebe doação de computadores e cessão de imóvel para abrigar setores da instituição

30 de janeiro de 2017 - 18:42

A secretária da Justiça e Cidadania do Estado, Socorro França, recebeu a doação de 120 computadores do secretário do Planejamento e Gestão, Hugo Figueiredo. Os equipamentos serão utilizados em projetos de inclusão social de internos e egressos do sistema penitenciário. A doação ocorreu em evento na Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado. Além dos computadores, o titular da Seplag assinou a cessão de um imóvel para abrigar setores da Sejus.

Os equipamentos vão possibilitar o aumento de laboratórios de informática nas unidades prisionais e viabilizar a realização de aulas para a educação à distância, com parceiros como o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e o Instituto Mundo Melhor, que em 2016 certificou 3.973 egressos e seus familiares nas áreas de saúde, culinária, informática e empregabilidade.

O secretário Hugo Figueiredo destacou que os equipamentos doados são resultado da renovação do parque tecnológico da Seplag. “A Sejus tinha um projeto para aquisição desses computadores. Quando me procuraram para tratar do assunto, eu apontei essa alternativa”, destacou.

Os cursos de curta duração serão implantados na Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, no Instituto Prisional Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) e no Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis).

Na ocasião, também foi assinado o termo de cessão do antigo prédio do Tribunal de Justiça, localizado no Centro, na rua Barão do Rio Branco, para funcionamento da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, da Central de Alternativas Penais da Sejus (CAP) e de setores da Coordenadoria do Sistema Penal. A edificação tem mais de dois mil metros quadrados, dois pavimentos, além de subsolo, e estacionamento aberto, na área externa do imóvel.

O novo espaço será utilizado pela CAP para a ampliação no atendimento às pessoas cumpridoras de medidas cautelares com os grupos reflexivos e outros projetos de mediação para os assistidos pela Central. Hoje, a CAP atende mais de três mil pessoas. Já a Cispe instalará novas salas de aulas para egressos e seus familiares, além de aumentar as iniciativas oferecidas para este público.

Para a titular da Sejus, Socorro França, o novo espaço vai garantir acomodações dignas e espaço suficiente para fazer novos trabalhos. “Teremos as condições necessárias para exercitar nossas ideias de expandir trabalhos”, destaca.

30.01.2017

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara

Expediente imprensa 05dez 2016-01