SPD certifica agentes comunitários de saúde de Beberibe

30 de janeiro de 2017 - 17:07

Satisfação e alegria pelo merecido reconhecimento estão estampadas no rosto de 21 agentes comunitários de saúde (ACS) do município de Beberibe, no litoral Leste do Ceará. Formado em sua maioria por mulheres, o grupo concluiu, com pleno êxito e total frequência, a formação em Terapia Comunitária Integrativa (TCI). A capacitação foi viabilizada pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) no âmbito do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA).

A entrega dos certificados de conclusão da formação aconteceu na manhã de sexta-feira (27), durante momento de avaliação e confraternização dos concludentes realizado na Pousada e Restaurante O Manuelzinho, tradicional estabelecimento localizado na praia do Morro Branco. Para os ACS, a certificação proporciona uma maior integração e interação com as comunidades de Beberibe onde atuam, ampliando as possibilidades de intervenção no âmbito da prevenção às drogas. Ao todo, foram 240 horas/aula.

Leonice Lima da Silva Rocha é AGS e atua junto à comunidade da praia de Parajuru. Ela festeja a nova formação, que mudou sua vida e a das famílias beneficiadas com a TCI na medida em que proporciona a discussão aberta e a busca de soluções para os desafios do cotidiano. Ela considera que o reconhecimento das competências individuais, familiares e comunitárias em rodas de conversa fortalece os participantes para os desafios da vida, em especial a proteção ao uso de drogas.

Ana Patrícia Ribeiro Alves atua na comunidade de Sucatinga. Para ela, a formação em TCI veio incrementar seu trabalho junto às famílias, viabilizando o debate dos principais problemas que afligem a população e contribuindo para a saúde mental das pessoas favorecidas.

A presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Beberibe, Maria Socorro de Aquino, destaca a importância da utilização da TCI junto às comunidades do município. “Já estamos desenvolvendo as rodas de conversa – ao todo, foram 220 rodas em paralelo à formação – e a receptividade tem sido excelente. As pessoas colocam pra fora seus problemas, suas inquietações e melhoram a sua saúde mental”, relata, lembrando que a ação é continuada e não pode parar.

O evento na praia do Morro Branco contou com a presença da diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde de Beberibe (SSB), Anarilda Gama Monteiro; da assessora de Políticas sobre Drogas do Eusébio, Micheline Bravo; e da gerente da Unidade de Saúde de Boqueirão do Cesário, Dilean Mendes. Elas destacaram a dedicação das AGS de Beberibe na formação e a relevância do trabalho a ser desenvolvido nas comunidades.

Coordenadora do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / Juventude em Ação da SPD, a psicóloga Miriam Barreto explica que a terapia comunitária integrativa constitui-se numa roda de partilha de experiências e sabedoria na qual o acolhimento e o respeito ao outro são fundamentais. Nesse processo, todos são corresponsáveis na busca de soluções para sofrimentos e problemas do cotidiano. Todas as experiências são relevantes. Há fortalecimento dos vínculos sociais e os conflitos são redimensionados. Há troca de vivências e sentimentos. “O aprender coletivamente gera uma dinâmica de inclusão e empoderamento”, enfatiza Miriam Barreto.

O encontro dos AGS viabilizou, ainda, a construção de uma carta a ser entregue aos gestores de Beberibe, solicitando apoio ao trabalho da categoria junto à população do município e a valorização da TCI como ferramenta de cuidado coletivo. O documento também ressalta o sucesso da parceria com a SPD. Por seu lado, a Secretaria pretende levar a capacitação de agentes comunitários de saúde em TCI para todas as localidades cearenses cujos estudantes de ensino médio foram contemplados com o programa Juventude em Ação, beneficiando mais famílias e criando uma espécie de força-tarefa de prevenção às drogas e em prol de uma vida saudável.

30.01.2017

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Expediente imprensa 05dez 2016-01