Serviço de ostomizados do Centro de Saúde Meireles tem mais de 12 mil atendimentos

31 de janeiro de 2017 - 20:33

Nesta quarta-feira (1º), o Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada, da Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com a Secretaria de Saúde de Fortaleza, completa um ano de atendimento integral a ostomizados intestinais e urinários da Capital e do Interior. Às 15 horas será realizada uma palestra de apresentação do programa e o balanço dos atendimentos, no Centro de Saúde Meireles. Em 2016, foram atendidos 12.308 ostomizados e entregues 143.148 bolsas coletoras.

O programa funciona no Centro de Saúde Meireles, que fica na Av. Antônio Justa, 3113, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16 horas. Com 2.246 pacientes cadastrados no programa, sendo 820 da Capital e 1.426 do Interior, o programa de atendimento aos ostomizados da Sesa assegura o fornecimento das bolsas coletoras, a consulta e o acompanhamento pela equipe multiprofissional e especializada, além de garantir as cirurgias para reversão da ostomia. No ano passado, ocorreram 86 altas por reversão.

Após avaliação médica, os pacientes com condições de reversão da ostomia são encaminhados, através da Central de Regulação, a cirurgias para fechamento da colostomia em um hospital da rede de saúde pública do Governo do Estado. A equipe multiprofissional do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada inclui médico proctologista, enfermeira, nutricionista, assistente social e psicólogo.

Com a implantação do Programa de Atenção à Pessoa Ostomizada, a Secretaria da Saúde do Estado segue as diretrizes nacionais estabelecidas pelo Ministério da Saúde na oferta e organização dos serviços especializados prestados aos ostomizados. As diretrizes estão em conformidade com a Política Nacional de Saúde das Pessoas com Deficiência e o decreto número 5296/04, a partir do qual os ostomizados são considerados pessoas com deficiência física. O programa da Sesa também ajuda aos pacientes atendidos pelo programa no Centro de Saúde Meireles, dando encaminhamento para inserção no mercado de trabalho pelo Sine/ IDT.

Ostomia

Ostomizada é a pessoa que passou por uma cirurgia para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo para a saída de fezes ou urina, e também para ajudar na respiração ou na alimentação. O nome da cirurgia que cria essa abertura ou orifício no abdome traqueia é estoma.

Para agendar a primeira consulta no Programa de Atenção à Pessoa Ostomizada, basta ligar para o Centro de Saúde Meireles, telefone (85) 3486-6274.

 

banner programa pessoa ostomizada

 

31.01.2017

Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Expediente imprensa 05dez 2016-01