Mais de 500 educadores participam de formação do Padin

6 de fevereiro de 2017 - 15:51

Mais de 500 professores e técnicos de Educação Infantil das redes públicas de ensino municipal e estadual participaram, nesta segunda-feira (6), do primeiro dia de formação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin). O encontro ocorrerá até a próxima sexta-feira (10), no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza, e tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos educadores que atuarão diretamente com as famílias das crianças de 0 a 3 anos de idade, beneficiadas pelo programa.

 

“Este encontro é essencial para aprofundar os conhecimentos dos educadores em temas sobre as relações família e criança, desenvolvimento e aprendizagem. A visita à família é o esqueleto do Programa, que acompanha as crianças de 0 a 3 anos que não estão na escola ou na creche, mas que precisam desse monitoramento. Os educadores são peças fundamentais para mostrar aos pais a importância do brincar e da leitura para o fortalecimento do desenvolvimento infantil e familiar”, pontuou a primeira-dama do Estado, Onélia Santana.

 

170206_PADIN_SEDUC_MAX9643_web.jpgPara o secretário da Educação, Idilvan Alencar, os cinco dias de formação são essenciais para o desenvolvimento desta ação pioneira no Estado. Ele explicou que, a partir de março, o projeto-piloto começará a atender cerca de 3 mil famílias de 36 municípios e dois distritos de Fortaleza, que foram escolhidos com base nas altas taxas de vulnerabilidade indicadas pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “O Padin é um programa intersetorial, com referências de outros países e que está diretamente ligado às metas do Plano Nacional de Educação. Pela primeira vez neste Estado, vamos ter uma ação de visita às famílias com foco em Educação, destacando a importância da orientação familiar nesta etapa da vida. Esta é uma ação que o governador Camilo Santana aposta muito. Com esta missão de ajudar as crianças em uma fase muito especial, nós vamos ajudar o Ceará e o futuro do Estado”, destacou o secretário.

 

Lançado em junho do ano passado, o Padin tem como finalidade formar competências familiares necessárias para garantir o bem-estar físico, emocional, social, cultural, a linguagem, o desenvolvimento cognitivo, as habilidades de comunicação e os conhecimentos gerais na primeira infância. A iniciativa faz parte de um dos eixos do Programa Mais Infância Ceará, desenvolvido pelo Gabinete da Primeira-Dama do Estado, que consiste em três pilares: Tempo de Brincar, Tempo de Crescer e Tempo de Aprender.

 

170206_PADIN_SEDUC_MAX9498_web.jpgO titular da pasta da Educação lembrou, ainda, do compromisso do Governo do Ceará com a educação infantil nos municípios e agora com a primeira infância. “Diferentemente de outros estados, nós estabelecemos parcerias muito fortes com os municípios. Investimos R$ 60 milhões na educação municipal e, agora, faremos vários incentivos na primeira infância. O Estado tem um entendimento de que a educação é corresponsabilidade nossa. Nós da Seduc vamos nos empenhar e criar uma área específica só para tratar desta etapa do desenvolvimento infantil”, afirmou.

 

Durante os cinco dias de formação, os professores e técnicos de Educação Infantil das redes públicas de ensino municipal e estadual vão assistir a palestras com os temas: “Metodologia de Visita Domiciliar”, Linguagem e o Desenvolvimento Infantil”, “Saúde e Competências Familiares”, “Brincar”, “Política de Assistência Social e Familiar”, “Violência Doméstica na Primeira Infância”, “Saúde da Criança: Prevenção do Estado” e “Infância: Visão Intersetorial”. A partir de março, os educadores farão visitas domiciliares, encontros coletivos e comunitários para acompanhar e orientar as mães, os pais e os cuidadores das crianças de 0 a 3 anos e 11 meses.

06.02.2017

 

Fotos: Max Marduque / Governo do Ceará

Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br

 

Expediente imprensa 05dez 2016-01