Ceará recebe comissão técnica de Pernambuco para apresentar alternativas de enfrentamento à seca

8 de Fevereiro de 2017

Os técnicos da Compesa realizarão vistas in loco aos sistemas de municípios do interior para conhecer as alternativas e ações emergenciais e estruturantes realizadas pela Cagece

 

Uma comissão técnica da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) visita o Ceará, de hoje (8) até sexta-feira (10), para conhecer as soluções de convivência com a seca adotadas pelo Governo do Ceará, bem como as ações implementadas no Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza. A comissão será recepcionada por técnicos e gestores da Companhia de Água e Esgoto (Cagece), Companhia de Gestão de Recursos Hídricos e Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), que durante os três dias vão mostrar como o estado do Ceará tem conseguido manter abastecidas as regiões em estado crítico de escassez hídrica.

Em Pernambuco, que também atravessa longo período de seca, a situação hídrica de algumas cidades encontra-se com abastecimento alternado ou suspenso por não haver disponibilidade de água. A própria capital do estado, Recife, já é abastecida em regime de rodízio.

A primeira agenda realizada pela comissão acontece na manhã desta quarta-feira na Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). Na oportunidade, os técnicos vão conhecer o trabalho de monitoramento de mananciais e a gestão dos recursos hídricos realizado pela empresa.

Nos próximos dias, os técnicos da Compesa realizarão vistas in loco aos sistemas de municípios do interior para conhecer as alternativas e ações emergenciais e estruturantes realizadas pela Cagece. Entre as experiências exitosas que serão compartilhadas estão: a implantação de abastecimento contingenciado, instalação de adutoras de montagem rápida, captações emergenciais, aproveitamento de açudes urbanos, recirculação de água no processo de produção de água tratada, utilização de volume morto de mananciais, dentre outros.

Por fim, os técnicos participam na sexta-feira (10) da reunião do Grupo de Contingência, realizada semanalmente no Palácio da Abolição, com a presença dos diversos órgãos envolvidos com a gestão dos recursos hídricos no estado. O grupo tem se destacado como importante ferramenta de integração entre as áreas do governo para convivência com a seca.

08.02.2017

Assessoria de Comunicação da Cagece
Assessora de Comunicação: Dalviane Pires
Atendimento e Relacionamento com a Imprensa: Leonardo Costa e Mara Beatriz
Telefones: (85)3101.1826/(85)31011834/(85)8878.8932
E-mail: comunicacaocagece@gmail.com

Expediente imprensa 08jan 2017-01