Seduc promoverá curso de Mediação de Conflitos e Círculos de Paz para técnicos das Regionais

10 de fevereiro de 2017 - 20:11

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Célula de Mediação Social e Cultura de Paz,  realiza, na próxima segunda-feira (13), a partir das 8h30, a abertura do Curso de Formação em Mediação de Conflitos e Círculos de Paz. O evento contará com a presença do secretário da Educação, Idilvan Alencar, e do procurador Hugo José Lucena de Mendonça. A formação ocorrerá, até a sexta-feira (17), no Hotel Recanto Uirapuru, em Fortaleza.

 

O Curso é direcionado aos técnicos da Célula de Mediação Social das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). O objetivo é o fortalecimento das ações voltadas para a cultura de paz e a mediação de conflitos no contexto escolar, utilizando uma metodologia que visa ao diálogo e à escuta ativa na resolução e enfrentamentos dos conflitos.

 

O evento contará com a parceria da Coordenadoria de Mediação Social, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-Governadoria do Estado; do Ministério Público Estadual do Ceará (MPCE); das equipes de mediação social das Secretarias Municipais de Educação (SME) de Fortaleza e de Horizonte; da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da ONG Terra des Hommes. Haverá, ainda, espaço para relatos de experiências exitosas de gestores escolares que desenvolvem a mediação em suas escolas.

 

Na primeira semana do mês, os coordenadores regionais do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) receberam a mesma formação, tendo retornado às suas cidades com a missão de transmitir os conhecimentos recebidos em cada escola.

 

A Célula de Mediação Social e Cultura de Paz foi lançada em outubro de 2016. Vinculada à Coordenação de Protagonismo Estudantil, a iniciativa visa contribuir com o fomento de ações voltadas para prevenção da violência dentro do espaço escolar, criando um ambiente pedagógico seguro, acolhedor e propício ao desenvolvimento intelectual, humano e social de todos os envolvidos no processo educativo. Neste sentido, incentivará a criação dos núcleos de mediação como uma ferramenta pedagógica para minimizar os impactos dos conflitos nas escolas da rede pública estadual de ensino. A Célula também fortalecerá as ações do Pacto por um Ceará Pacífico, que abrange programas, projetos e atividades voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade.

 

10.02.2017

 

Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br