SisAcolhe chega a novas instituições prestadoras de serviços à SPD

10 de fevereiro de 2017 - 18:56

Sistema de informação utiliza biometria

 

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) iniciou, esta semana, o processo de implantação do Sistema SisAcolhe nas Comunidades Terapêuticas (CTs) que passaram a prestar serviços à pasta após a participação em pregão eletrônico/presencial e aprovação da estrutura disponibilizada para acolhimento de pessoas em uso problemático de álcool e outras drogas.

A ação da SPD envolve a instalação de equipamento de biometria necessário para o funcionamento do sistema informatizado e, ainda, a oferta de treinamento sobre a ferramenta para os profissionais que realizam o atendimento a usuários de drogas nas instituições. Serão eles os responsáveis pela operacionalização do SisAcolhe.

A capacitação é realizada por profissionais das coordenadorias de Tecnologia da Informação (Cotic) e de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD, que também acompanham a rotina de atendimentos nas CTs com o objetivo de dirimir dúvidas sobre o sistema.

A implantação do sistema já aconteceu nas CTs ONG Maria Bonita (Maracanaú) e Monte Sião (Cascavel). Até o final deste mês, ocorrerá nas CTs IVC (Maranguape), O Caminho (Eusébio), Fazenda Esperança (Sobral) e Aliança Misericórdia (Barbalha). Num segundo momento, o SisAcolhe chegará aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) dos municípios onde estão localizadas as CTs prestadoras de serviços à SPD.

O SisAcolhe é um sistema de informação que viabiliza o controle, acompanhamento e unificação de dados (cadastro único), através de biometria, dos usuários dos diversos programas e projetos desenvolvidos pela SPD. Dentre os principais benefícios da ferramenta estão a regulação das vagas para as CTs, coleta de dados epidemiológicos sobre usuários de drogas e articulação junto à Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

10.02.2017

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara