Fortaleza é oficialmente cidade-sede da Imagine Cup 2017

14 de Fevereiro de 2017

Conhecido como a “copa do mundo da Tecnologia”, evento da multinacional Microsoft terá etapa nacional realizada de 15 a 18 de maio na capital cearense

“É uma alegria para nós e um grande prazer trazer o evento para Fortaleza”, disse o gerente de programas acadêmicos e de startups da Microsoft, Rodrigo Dias, ao anunciar a escolha da capital cearense para sediar a Imagine Cup 2017. A competição é tida como a Copa do Mundo da Tecnologia e tem a promoção da Microsoft.

O evento da multinacional terá a final da etapa nacional realizada em Fortaleza no mês de maio. O anúncio oficial aconteceu nesta segunda-feira (13), no auditório do Palácio da Abolição. Presidindo a solenidade, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, exaltou a escolha, ao tempo em que fez um chamamento aos atores de C&T do Ceará para se envolverem na ação.

“A primeira vitória já conseguimos: nos candidatarmos e sermos escolhidos para sediar a Imagine Cup 2017. Temos a percepção do quão importante é para nossa Capital e para nosso Estado trazer eventos desse porte e não poderíamos ficar fora dessa disputa”, disse Inácio, que recebeu das mãos do gerente da Microsoft um troféu pela vitória na candidatura à cidade-sede da competição.

Fortaleza concorreu com as cidades de São Paulo/SP, Salvador/BA e Joinville/SC. “A ideia de trazer a Imagine Cup para a capital cearense nasceu de uma reunião com o secretário Inácio Arruda há cerca de um ano”, revelou o gerente da Microsoft.

Para mostrar a capacidade da capital, o Governo do Ceará, através da Secitece, elaborou um vídeo institucional à multinacional que apresentava o cenário favorável no setor. “A área de Tecnologia possui uma transversalidade intensa com outras áreas do conhecimento. Aqui no Ceará temos iniciativas espalhadas por todo o território e mais de 4 mil estudantes em cursos de graduação, pós-graduação e cursos profissionalizantes. Temos gente pensando, elaborando e trabalhando em Tecnologia”, explicou Inácio. A característica cearense de “exportadora de inteligência” e o trabalho de popularização da Ciência também foram levados em consideração para a escolha da Microsoft.

Inácio vê a realização do evento como oportunidade de descoberta de novos talentos. “Somos ainda grandes compradores de tecnologia, mas quem sabe pode nascer no Ceará algumas ‘Microsofts’? Temos de ter essa ousadia. Temos que tocar esse barco com muita energia e envolvimento da cadeia de C&T cearense. Vai ser um ótimo evento: a Microsoft ganha e nós também vamos ganhar, tirando o máximo de proveito dessa competição”, conclamou o secretário.

Rodrigo Dias ressaltou a contribuição do evento para o fomento de novos negócios e progresso do País. “O compromisso que a Microsoft tem no Brasil é o da educação empreendedora. A Imagine Cup faz parte dessa cadeia de eventos e programas da empresa, numa curva que transforma a produção acadêmica em empreendedorismo. Transformamos a Imagine Cup de uma feira de ciências para uma grande feira de inovação e negócios”.

CFO recebe visita de comitiva da Microsoft

O secretário do Esporte do Ceará, Gelson Ferraz, acompanhou nesta terça-feira (14) a visita do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e representantes da Microsoft ao Centro de Formação Olímpica (CFO).

Durante a visita ao complexo esportivo, foi apresentada a estrutura do equipamento para possível realização da competição Imagine Cup 2017. “Temos a percepção que essa competição é importante para o Ceará e o nosso equipamento está à disposição para oferecer a infraestrutura desse acontecimento”, comentou o secretário Gelson Ferraz. 

A visita foi acompanhada ainda pelo coordenador de Desenvolvimento do Esporte, Moacir Paiva, e pelo responsável da administração do CFO, Vitor Oliveira.

Como participar da Imagine Cup 2017

O gerente da Microsoft explicou que a ideia do evento é transformar projetos em startups. Para participar, o estudante tem até o dia 10 de abril para se inscrever e enviar seu projeto. Todas as orientações estão no site http://aka.ms/imaginecupbr2017.

O trabalho deve ter foco em Cloud Computing (computação em nuvem) e os estudantes poderão formar times de até três membros, juntamente com um mentor que ajudará na execução do projeto.

A competição envolve estudantes de todo o mundo, com idade a partir de 16 anos. Em grupos, eles utilizam criatividade, paixão e conhecimento em tecnologia para desenvolver aplicativos, jogos e soluções. Na última edição, a Imagine Cup reuniu 1,7 mil competidores representados por 245 equipes. Cerca de 60% dos projetos finalistas da competição tornam-se startups logo no primeiro ano.

A final nacional da Imagine Cup, que reunirá 15 finalistas para destes escolher os dois melhores projetos que representarão o Brasil na final mundial, acontecerá de 15 a 18 de maio em Fortaleza. O selecionado como primeiro colocado ainda terá o projeto, futura startup, acelerado pela Microsoft.  A final mundial acontecerá no mês de julho, em Seattle, nos Estados Unidos.

O Brasil teve seu projeto escolhido na primeira colocação da final mundial em 2015 e o 3º lugar em 2016, sendo o país que mais enviou projetos.

Participaram da solenidade de lançamento oficial de Fortaleza como cidade-sede da Imagine Cup 2017 os deputados federais Chico Lopes e José Airton Cirilo; o deputado estadual Carlos Felipe; o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Pequeno; e o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Cláudio Ricardo Gomes de Lima.

R mg 5005

 

14.02.2017

Cynthia Cardoso Fontenele
Assessoria de Comunicação da Secitece
85 3101-6466 / 6469

Rebeca Lobo
Assessoria de Imprensa da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
rebeca.lobo@esporte.ce.gov.br
85 3101.4415

Expediente imprensa 09jan 2017-01