Projeto do HGF orienta pais e mães sobre cuidados com bebês

16 de fevereiro de 2017 - 19:25

A chegada do primeiro filho muda por completo a rotina de um casal. Pensando nisso, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Ceará, realiza há mais de 10 anos o projeto “Grupo das Mães”, que reúne todas as manhãs de quarta-feira especialistas multiprofissionais, da Unidade de Terapia Intensiva da Neonatologia (UTI Neo), para dar instruções aos pais que estão com seus bebês internados.

banner hgf neonatal 2A terapeuta ocupacional Preslávia Colares conta que toda quarta-feira é uma aula diferente. São orientações sobre troca de fraldas, sono, banho, amamentação e, além dessas informações sobre cuidados com o bebê, o momento também serve para amparar os pais na transição hospital e casa. “Nas reuniões que fazemos, procuramos sempre ter um momento de escuta clínica, como também de instrução para os cuidados tanto na UTI Neo como quando os bebês forem para casa. Isso tem gerado um reflexo positivo e auxiliado as mães durante esse processo”, esclarece.

A aula desta quarta-feira, 15, foi com a fisioterapeuta Georgia Lopes, que falou sobre os cuidados que os pais devem ter com o posicionamento do bebê ao deitar. Ela explicou que esses cuidados são fundamentais e que a equipe vem percebendo que os pais, cada vez mais, estão dando continuidade. “Os pais chegam aqui com muitas dúvidas, mas, com as orientações, nós percebemos que eles começaram a cuidar mais dos bebês e a serem mais ativos na UTI. Graças a essa rotina, a visão deles com o cuidado tem mudado”, comenta.

Os pais que estão com os bebês internados na UTI Neonatal reagem de diversas maneiras ao quadro clínico do seu filho. Alguns, no início, apresentam sentimentos de tristeza e desespero. Porém, à medida que eles vão recebendo orientações e participando dos cuidados realizados em seus filhos, tornam-se mais ambientalizados com a UTI e passam a ficar mais confiantes.

banner hgf neonatal 3Luanda Hayna, de 30 anos, e Gildson Fernandes, de 28 anos, moram no município de Aracati e são pais de primeira viagem. Eles estão com o filho internado no HGF desde o dia 4 de janeiro. O pequeno Joaquim Fernandes nasceu antes do tempo, prematuro de 25 semanas, medindo 31 centímetros e com apenas 700 gramas. Os pais falam que o filho está bem e que está internado apenas para ganhar peso. “Minha bolsa se rompeu e tivemos que correr para a maternidade, desde então, nós estamos fazendo um acompanhamento diário da evolução do Joaquim. Além da atenção de toda a equipe da Neo, o que também tem nos auxiliado são as aulas de orientações que temos aqui na unidade, toda semana aprendemos algo novo”, fala.

Acolhimento

O serviço de neonatologia do HGF tem 18 leitos de alto e 16 de médio risco e uma unidade Mãe Canguru. Atualmente, 42 recém-nascidos estão internados na UTI Neonatal do HGF. São bebês prematuros, com má formações ou doenças graves que necessitam de cuidados médicos especiais. Na unidade, as mães têm sala de ordenha que funciona 24 horas, com uma profissional de enfermagem exclusiva para acompanhá-las e orientá-las na realização da ordenha mamária, onde coletam leite materno destinado para o consumo do filho internado e/ou para doação.

A saúde da criança é uma das especialidades do HGF. Hospital terciário, de alta complexidade, a unidade é reconhecida pelo Ministério da Saúde como Hospital Amigo da Criança. Investe em importantes ações como o Projeto Nascer que objetiva o acolhimento, aconselhamento, a realização do teste rápido para HIV e o manejo clínico de parturientes HIV positivo e crianças expostas, fornecendo AZT, inibidores de lactação e fórmula láctea para os filhos.

16.02.2017

Fotos: Assessoria de Comunicação do HGF

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF

Expediente imprensa 09jan 2017-01