Conselhos Comunitários de Defesa Social de Fortaleza e RMF se reúnem para encontro neste sábado (18)

17 de fevereiro de 2017 - 20:46

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria de Defesa Social (Codes), promove, neste sábado (18), o Encontro dos Conselhos Comunitários de Defesa Social de Fortaleza e Região Metropolitana. O evento acontece, das 8 às 12 horas, no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza. Dentro da programação, haverá espaço para apresentação do coral formado por integrantes do PSBS – Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade,do Corpo de Bombeiros, e a divulgação do balanço das atividades realizadas na Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) I, nos bairros Vicente Pinzon, Cais do Porto e Mucuripe.

Entre outras atividades, os CCDSs têm participação ativa dentro das comunidades buscando solucionar os problemas de segurança nos bairros. Um dos bons exemplos da atuação dos conselhos é o compromisso dos participantes em formular propostas ao lado dos profissionais de segurança pública para garantir o diálogo entre os moradores. Na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3), os CCDSs atuam em parceria com as ações desenvolvidas na Uniseg 1, que virou referência no relacionamento entre as forças de segurança do Estado e a comunidade local. Prestes a completar um ano de funcionamento, a implantação da unidade faz parte das ações do programa estadual Pacto por um Ceará Pacífico e da reformulação do Ronda da Polícia Militar do Ceará.

Para o capitão Messias Mendes, comandante do Policiamento Militar da Uniseg 1, o projeto coleciona bons frutos. “Em pouco tempo de atuação, nós já conseguimos ver um avanço na redução de criminalidade nos bairros e ampliamos nossa relação com os moradores com ações de prevenção da violência na região”, destaca. A apresentação das ações desenvolvidas na unidade contará ainda com o depoimento de cidadãos beneficiados com o projeto.

Ainda no encontro, o calendário de reuniões de integração comunitária 2017 dos CCDSs será discutido entre as lideranças, no âmbito das Áreas Integradas de Segurança (AIS). As pautas do encontro visam ampliar a rede de apoio social ao programa Ceará Pacífico e outras importantes iniciativas relacionadas à segurança pública.

CCDSs

Os Conselhos Comunitários de Defesa Social do Estado do Ceará (CCDSs) são instituições formadas pelos mais diversos seguimentos representativos da comunidade de um bairro ou localidade. Eles atuam de forma participativa na solução dos problemas de Defesa Social, apoiando e auxiliando a SSPDS. As atividades são acompanhadas pela Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria, servindo de ponto de apoio e elo entre as duas partes.

Os CCDS são formados por uma Diretoria Executiva, eleita pela comunidade para o mandato de quatro anos, assim constituída: presidente, vice-presidente, primeiro secretário, segundo secretário, diretor de Direitos Humanos, diretor de Relações Públicas, diretor de patrimônio e três fiscais.

CCDS em números

265 Conselhos Comunitários de Defesa Social no Ceará

94 conselhos em 93 bairros de Fortaleza

62 conselhos em 13 municípios da Região Metropolitana

109 conselhos espalhados por 59 municípios do Interior

Serviço

Encontro dos Conselhos Comunitários de Defesa Social de Fortaleza e Região Metropolitana

Data: 18 de fevereiro (sábado)
Horário: 8 às 12 horas
Local: Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza – Rua 25 de Março, 882 – Centro

17.02.2017

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fone: (85) 3101 6517/6519
E-mail: ascom@sspds.ce.gov.br
Twitter: @sspdsce

Expediente imprensa 09jan 2017-01