Políticas sobre drogas: parceria entre SPD e UFC viabiliza capacitação em Camocim

22 de fevereiro de 2017 - 18:03

Seguem abertas, até a próxima sexta-feira (24), as inscrições gratuitas para o curso “Aperfeiçoamento em crack e outras drogas”. A capacitação está sendo proporcionada pelo Centro Regional de Referência (CRR) da Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) e acontecerá no período de março a abril deste ano, sempre aos sábados e domingos, numa carga de 80 horas/aula.

O curso será ministrado no município de Camocim. A capacitação é aberta à participação de profissionais de assistência social, educação, saúde e segurança, além de membros de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods).  Estão sendo ofertadas, ao todo, 65 vagas.

O objetivo do curso é a capacitação de profissionais que convivem com a problemática do crack e outras drogas, levando em conta a necessidade de uma abordagem compreensiva e integrada do fenômeno das drogas e seus aspectos bio-psicossociais.

O processo formativo está estruturado em dois eixos teóricos, com aulas expositivas, discussão dialogada e trabalho em grupo; e um eixo prático, com a realização de trabalhos de dispersão prática nos municípios em que os cursistas atuam.

Dentre os temas a serem abordados estão aspectos biológicos e psicossociais do uso de drogas, comorbidades e uso de substâncias, benzodiazepínicos, LSD, esteróides, anabolizantes e ecstasy; crack e cocaína; maconha, álcool, nicotina, aspectos ligados à codependência de drogas, reabilitação psicossocial, atenção integral na rede de saúde mental, diferentes modalidades de tratamento da Raps, rede intersetorial, matriciamento e construção de fluxos.

As aulas serão ministradas no Complexo Psicossocial Dona Francisquinha Veras, localizado na Rua Carlos Trévia, s/n, no município de Camocim-CE, com início no sábado, 3 de março, nos períodos da manhã e tarde. A ficha de inscrição para o curso deverá ser solicitada através do e-mail: paula.albuquerque@spd.ce.gov.br e devolvida, devidamente preenchida, até o próximo dia 24.

O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Marcelo Uchôa, destaca a parceria da SPD com o CRR da UFC para proporcionar mais conhecimento aos atores envolvidos com a temática das drogas, em especial aqueles que atuam no interior do Ceará.

22.02.2017

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Expediente imprensa 09jan 2017-01